Carreira > Cursos, Liderança

Google, Twitter, Intel e Fiap promovem semana da mulher na TI no Brasil

Evento discute igualdade e inclusão de gênero na área de tecnologia em cinco estados brasileiros

04 de Março de 2016 - 17h20

Em 1977, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu o 8 de março como Dia Internacional da Mulher – um momento de mobilização para conquistar direitos e discutir as discriminações e violências ainda sofridas pelas mulheres, sejam elas morais, físicas ou sexuais.

Trinta e nove anos se passaram e, nesse tempo, muitas coisas evoluíram de forma consistente. Outras, porém, ainda precisam melhorar (e muito) em termos de igualdade entre os gêneros.

Para comemorar a data e abordar a igualdade e a inclusão social no meio da tecnologia da informação, a Fiap, em parceria com Google, Twitter, Intel e outras organizações da área, promovem a 2ª Semana da Mulher na Tecnologia.

A programação contempla eventos práticos e discussões em torno do tema. “O objetivo é inserir, fortalecer e oferecer suporte às mulheres nesse mercado, historicamente masculino”, observa a faculdade.

As atividades acontecerão em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Curitiba, Sorocaba (SP) e Nova Esperança (RN).

Entre as ações na capital paulista estão um hackday na sede do Google, uma visita ao escritório da Intel para falar sobre Internet das Coisas e um encontro de estudantes de tecnologia, inovação e engenharia na sede do Twitter.

A edição deste ano homenageia Grace Hopper, que atuou como analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos nas décadas de 1940 e 1950. Conhecida como Rainha da Computação, Rainha da Codificação, Almirante Grace, Vovó Cobol e Grande Dama do Software, ela programou o primeiro computador digital de larga escala: a Calculadora Automática de Sequência Controlada - Mark I, da IBM.

Grace também desenvolveu a Flow-Matic, a primeira linguagem de programação do mundo que serviu como base para a criação do Cobol, e ficou famosa por repetir o tempo todo: “A frase mais perigosa é ‘Sempre fizemos assim'".

Para participar ou ver a programação completa, clique aqui