Aplicações > APPs

Google lança serviço para pesquisar emprego diretamente na ferramenta de buscas

Google for Jobs utiliza algoritmos para filtrar todas vagas através da internet e classificá-las. Recurso também permite ativar alertas de empregos

20 de Junho de 2017 - 16h14
O Google lançou nesta terça-feira, 20, um serviço para encontrar vagas de empregos diretamente no motor de buscas da companhia, o Google for Jobs.
 
Anunciado pela primeira vez na Google I/O, conferência para desenvolvedores do Google que aconteceu em maio, o recurso consegue mostrar em um só lugar vagas que estão disponíveis em diferentes plataformas, como o LinkedIn e até mesmo o Facebook. O Google também incluirá listas de vagas que encontrar nas páginas de uma empresa. 
 
A ferramenta permite filtrar suas buscas por localização, indústria, empregador e quando as oportunidades foram publicadas. Da mesma forma, é possível habilitar alertas para quando uma nova vaga - que combine com suas buscas - for publicada.
 
O Google usou suas capacidades em machine learning para entregar o serviço aos usuários. Primeiro, a ferramenta remove todas as listas duplicadas das mesmas vagas que se encontram em diferentes sites, para depois classificá-las. Para estas, que aparecem em diferentes sites, o Google te direcionará para a página que for mais completa, onde você, então, poderá se candidatar.  (*De olho no futuro: O Mundo Corporativo mostra como os novos recursos da inteligência artificial vão alterar o mercadoPatrocinado.)  
 
A ideia aqui com o Google for Jobs é que ao concentrar em um só lugar as diversas vagas disponíveis na Internet, o Google consegue facilitar a vida daqueles que buscam se reposicionar no mercado de trabalho. Isso porque evita o trabalho de pesquisar em diferentes plataformas. 
 
A companhia diz que não pretende desenvolver um serviço para competir com outras plataformas especializadas, desenvolvendo, por exemplo, uma ferramenta exclusiva onde empregadores possam publicar diretamente nela.
 
O Google for Jobs está disponível apenas nos Estados Unidos, por enquanto. A companhia não informou ainda planos de expandir a ferramenta para outros mercados. 

Google lança serviço para pesquisar empregos diretamente no motor de buscas