Carreira > Empregos

GoIT é aposta da TCS para conquistar alunos da rede pública para a TI

Iniciativa apresentará as tendências da nova TI a estudantes entre 16 e 20 anos para interessá-los em seguir carreira de tecnologia

14 de Setembro de 2017 - 18h49

Nesta quinta-feira (14/09), um grupo de alunos do ensino médio do colégio Augusto Ribeiro de Carvalho, da diretoria regional de ensino Norte 1, de São Paulo, passou a tarde no escritório da Tata Consulting Services (TCS). A visita incluiu tour pelas instalações da empresa e uma aula sobre tendências em Tecnologia da Informação, mercado de trabalho e oportunidades de carreira em TI.

A visita oficializa a primeira turma do programa GoIT, iniciativa da TCS para capacitação de alunos e professores, com o objetivo de estimular o aprendizado na área de tecnologia e preparar os jovens para o mercado de trabalho. E é o piloto de um projeto bem maior, resultado da parceria entre a TCS e a Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo que visa levar conhecimento de TI a cerca de 190 mil alunos e professores dos ensinos fundamental e médio.

Para a segunda turma do programa, formada pelos alunos da escola Dom Pedro I, localizada em São Miguel Paulista, zona leste da cidade, o primeiro encontro será no dia 16/09, sábado, com a visita dos executivos da TCS à escola para apresentar o projeto e os primeiros conteúdos. Depois a turma também visitará as instalações da empresa.

Buscar a atenção dos alunos para a carreira de TI, e ter iniciativas que possam capacitá-los para seguir a profissão é fundamental para cobrir o vazio global de profissionais especializados em tecnologia. Segundo a Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), o país pode chegar em 2020 com falta de até 408 mil profissionais de TI. Para a Code.org, até 2020 o mundo terá aberto 1,4 milhão de vagas mas só vai preencher 400 mil delas e o Brasil será o país com maior deficiência no continente.

“Esse é o pontapé inicial de um projeto muito maior da TCS, voltado para a transformação da educação no Brasil e no mundo. A TCS vai construir, junto com esses alunos, ferramentas inovadoras com potencial para entrar no mercado e mudar a realidades deles”, analisa Tushar Parikh, Country Head da TCS Brasil.

“Estamos muito orgulhosos em iniciar esse projeto e passar todo nosso conhecimento para que os jovens estudantes possam conquistar boas posições de trabalho, explorando esse mercado em constante expansão que é a indústria da tecnologia”, comenta Parameswaran Ramani, Head de Recursos Humanos da TCS Brasil.