Tecnologias Emergentes > I.A.

GM relata 13 acidentes com carros autônomos nos Estados Unidos

Segundo a montadora, colisões foram 'leves' e causadas por imprudência de outros motoristas. Waymo registrou três incidentes neste ano

05 de Outubro de 2017 - 19h22

A General Motors (GM) relatou que os seus carros autônomos que circulam em testes nas ruas da Califórnia se envolveram em 13 acidentes neste ano. Seis deles aconteceram somente no último mês de setembro. Segundo a montadora, as colisões não foram graves e ninguém se feriu nos acidentes. A companhia ainda atribui os incidentes a imprudência de outros motoristas e não a tecnologia que equipa os veículos.

A maior parte das batidas, disse a GM, ocorreu quando os automóveis autônomos foram atingidos por outros carros enquanto frearam para parar em um semáforo ou diante de pedestres. 

Já a Waymo, unidade de carros autônomos do Google, informou que seus carros estiveram em três acidentes neste ano. Nenhum deles também registrou vítimas. A Uber relatou um acidente em agosto.

Ao todo, 42 acidentes envolvendo veículos autônomos foram registrados pelo departamento de segurança viária da Califórnia desde 2014.

Até então, o único acidente fatal registrado envolvendo tecnologia autônoma em automóveis diz respeito a um veículo Model S da Tesla. Joshua Brown, 40 anos, morreu na Flórida no dia 7 de maio, quando o Model S que dirigia se colidiu com um caminhão baú na intersecção de uma rodovia. Na ocasião, a Tesla disse que o sistema de sensores do carro, contra um céu claro, falhou ao reconhecer o caminhão.