Gestão

Como gestores de TI podem aumentar confiança no ambiente corporativo

Transparência para tratar de qualquer assunto, com qualquer pessoa é uma característica indispensável aos gestores de TI de sucesso

06 de Março de 2014 - 07h30

Pense no CIO perfeito. Ou pelo menos pense na descrição daquele que
se relaciona da melhor forma com seus pares. O
mais relevante, segundo analistas, fornecedores, CIOs e headhunters,
são características como eficiência e veracidade na comunicação. A
forma como o profissional lida com as pessoas e como organiza seu
tempo também importam.

Para empresas de recrutamento e e seleção entrevistadas pela COMPUTERWORLD, uma característica é
unânime: transparência para tratar de qualquer assunto, com qualquer
pessoa. Ainda não entendeu como tudo isso pode ajudar?

Confira abaixo os
10 mandamentos básicos para ganhar a confiança no ambiente corporativo.

1.    Só a boca não tem par
Ouvir é uma dica que vale não
só para garantir bom relacionamento com a diretoria ou com os usuários
internos. Isso vale também para o momento em que recebe um fornecedor –
chamado de parceiro, lembre-se – e para os integrantes da equipe de
tecnologia. Esse é o segredo de um bom profissional. Escutar antes de
começar a dizer como as coisas devem ser feitas. Não basta
apenas marcar reuniões, se for para passar o tempo todo discursando. Além disso, é preciso dar um retorno o mais rápido possível
caso fique alguma questão pendente.

2.    Pedestal de vidro
A
essência de um bom relacionamento se resume a transparência e
respeito. Nem
sempre comunicar significa ser transparente. Se o usuário não entende
ou se você não diz a verdade, não vai dar certo. É
fundamental que ninguém “tire nada do bolso do colete”, principalmente
em uma relação com fornecedores. Para isso é importante
fazer SLAs (acordos de níveis de serviços), quando se trata de
infraestrutura, e prestar atenção no perfil pessoal e na empatia quando
a relação envolve um projeto de mudança no negócio.

3.    Nada de grego
É preciso
considerar o progresso dos profissionais de TI. Mas ainda há um longo
caminho a percorrer. Alguns CIOs falam uma linguagem hermética, com
siglas e termos em inglês, que acabam dificultando a interação.
Mas o reconhecimento precisa ser feito. Hoje a tarefa do CIO
está fundamentada nos negócios. Se isso estiver claro, naturalmente o
executivo vai falar menos ‘tecniquês’.

4.    Motive o batalhão

Assumir
o papel de líder também é fundamental. Estimular o crescimento
profissional, a capacitação técnica e a confiança são vitais, assim como
ouvir, conforme foi dito no item um. O pessoal de TI é mais movido por
projetos do que por vendas. Para um bom relacionamento com a equipe é
importante escutar e ser sincero, principalmente para dizer não. Além disso, saber delegar faz parte
das funções de um bom CIO, que atualmente passa muito tempo fora da mesa
dando atenção à diretoria ou aos fornecedores. Mas  delegar por si só não basta. É condição primordial
estabelecer critérios, ajudar na incorporação da tarefa à rotina do
profissional e combinar relatórios periódicos, senão há uma grande
chance de as coisas não acontecerem como você quer. Uma boa
maneira de manter uma relação saudável é organizar
reuniões freqüentes com cada uma das equipes de projetos.

5.    Livre acesso
Seja
cuidadoso com a sua programação diária e defina prioridades. Ser
acessível é importante para se dar bem com qualquer profissional ao seu
redor. Além de jogar aberto, é importante que saiba receber os
fornecedores, esteja aberto a receber as pessoas em sua sala e aproveite
bem o tempo que passa com cada um. É fundamental
marcar reuniões presenciais, mas todas as ferramentas são úteis para se
manter o CIO perto da equipe e de seus pares. Flexível também precisa ser um
adjetivo do profissional de TI, que para estar acessível a tantas
pessoas, tem que se acostumar a adaptar a agenda o tempo todo.

6.    Atraia-os
Para
entender o que realmente é necessário na companhia, não adianta apenas
fazer reuniões com os fornecedores, pois só isso não revela a
necessidade da sua empresa. Por isso, prepare a isca e traga o possível
parceiro para dentro da sua empresa. Muitas vezes são esses
fornecedores que trazem as novidades e o conhecimento sobre novas
tecnologias. Para inovar, que é o real
papel do CIO, é preciso conhecer as novidades do mercado. E são os
parceiros que trazem essas novidades. Quando o
fornecedor está dentro de casa, portanto, não só o conhecimento do CIO
se aprimora, como também melhora a relação com a empresa em que
trabalha, já que aumentam as possibilidades de ele levar melhoria ao
negócio.

7.    Circule pela empresa
Além
de fazer bem para a saúde, caminhar pelas diferentes áreas da
organização para vivenciar o ambiente dos usuários pode melhorar muito a
relação de todo o departamento de TI com os demais funcionários. A
proposta do CIO, hoje, é participar mais do negócio. Por isso, nada mais
natural do que vivenciar suas necessidades. Isso é fundamental para que o
profissional de TI entregue as soluções corretas.

8.    Viva a governança
Não
é preciso investir na implementação dos conceitos propriamente ditos de
governança. Mas o uso dessas práticas ajuda no estabelecimento de um
relacionamento saudável, o que favorece o CIO. As práticas
de governança favorecem principalmente a transparência. Para muitos especialistas, a
governança faz os usuários compreenderem
exatamente quanto custa a TI e abandonarem a sensação de que o pessoal de TI está sempre devendo algo a eles.

9.    Endurecer sem perder a ternura, jamais
Aprovar
projetos de TI não é uma tarefa fácil. Tanto com a diretoria, quanto
com o departamento financeiro, é preciso persistência e preparação. Os
resultados podem não aparecer na primeira abordagem, nem na segunda, mas
uma hora aparecem.

10.    Postura executiva
Uma
das principais
buscas dos CIOs é por uma visão integrada de negócio e por entender como
a TI impacta nessas atividades. Quem tem essa visão mais estruturada,
entende melhor os problemas e sabe como se relacionar com os usuários,
diretoria e até com os fornecedores, porque sabe do que eles precisam.
Se o profissional conseguir ser um bom
integrador, será também um bom CIO, porque poderá antecipar as
necessidades do marketing, por exemplo, em uma situação de lançamento de
produto. Em relação aos modelos de gestão as empresas estão muito
parecidas com terceirizações feitas com os mesmos parceiros. O que as
diferencia, e também ao CIO, é a capacidade de inovar e a liderança. São
essas questões que fazem o profissional de TI ter credibilidade, o
que também é essencial para um bom relacionamento com toda a companhia.