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Gastos globais com robótica devem atingir US$ 87 bilhões até 2025

Segundo o Boston Consulting Group, maior parte deste crescimento deve vir do mercado consumidor incentivado por veículos autônomos e dispositivos para casa

10 de Julho de 2017 - 13h43

O mercado global de robótica está crescendo mais rápido que o esperado e deve alcançar US$ 87 bilhões até 2025, de acordo com as novas projeções da Boston Consulting Group (BCG).

A empresa de consultoria atualizou sua estimativa anterior feita há três anos, quando projetou um alcance de US$ 67 bilhões. A revisão dos cálculos se deu principalmente devido ao alto crescimento da demanda de consumidores finais. 

Em sua nova pesquisa "Gaining Robotics Advantage", a consultoria projeta um crescimento adicional de US$ 14 bilhões, alcançando US$ 23 bilhões apenas no setor de consumo, uma evolução de 156%.

"Muito do crescimento acelerado virá do mercado consumidor por causa de aplicativos como veículos autônomos e dispositivos para casa", explica Vlad Lukic, sócio do BCG e coautor do artigo. "O crescimento projetado no setor comercial explica o restante do ajuste - um aumento de 34% para 22,8 bilhões.”

O artigo ressalta que apenas em um ano, de 2014 a 2015, o investimento privado no espaço de robótica triplicou. Já em 2016, a área de robótica vivenciou uma mudança em serviços focados no consumidor, com um grande aumento de companhias do setor focada neste público. 

Desde 2012, 40% das novas empresas de robótica emergiram no setor de consumo, superando o crescimento nos setores militar, comercial e industrial. O setor militar representou 26% das novas empresas de robótica, o setor comercial 24% e o setor industrial apenas 10%, de acordo com a análise do BCG.

Mel Wolfgang, sócio do BCG e coautor do artigo, observa que a adição de robótica a uma empresa é uma decisão estratégica e não apenas um investimento de capital. Isso requer repensar e alterar fundamentalmente os níveis dos colaboradores, o mix de produtos, a pegada de fabricação e outros aspectos do modelo de negócios.

 "O desafio para as empresas focadas no futuro é descobrir como usar a robótica para obter uma vantagem competitiva. Isso pode significar a identificação da combinação ideal entre trabalhadores humanos e máquinas, ou pode envolver a criação de um modelo de negócio totalmente novo", diz Wolfgang. "A gestão empresarial precisa atuar para desenvolver um ponto de vista, testar e conduzir aplicativos robóticos e investir em infraestrutura, inclusive para estabelecer as bases para uma cadeia de fornecimento digital no chão da fábrica".

 O estudo completo pode ser encontrado no link.