Negócios > Fusões e Aquisições

Francesa Keyrus adquire brasileira QConsulting com foco no mercado de smart BI

Dentro da sua estratégia de expansão, grupo francês aposta na crescente demanda no Brasil e América Latina de soluções e serviços de business intelligence

31 de Julho de 2017 - 15h17

O grupo Keyrus, companhia francesa de consultoria e projetos de business intelligence, integração de dados e transformação digital de empresas, adquiriu o controle da brasileira QConsulting. Os termos financeiros da transação não foram revelados.

Em comunicado, a empresa diz que a compra vai fortalecer a sua unidade de negócios de data intelligence no Brasil, com novos serviços e produtos de smart BI. A QConsulting é a consultoria nº 1 especializada nas ferramentas de business intelligence da Qlik.

O faturamento global do grupo Keyrus, que está presente em 15 países, foi da ordem de R$ 834,53 milhões (o equivalente a 227,9 milhões de euros) no ano passado, sendo que o Brasil representa 8% deste total e cresceu organicamente 15,2%, mesmo num ambiente econômico adverso.

Segundo a companhia, um dos motivos da aquisição pela Keyrus foi a qualidade dos serviços de smart BI da consultoria brasileira, comprovada no atendimento de projetos em conjunto nos últimos dois anos com alto grau de colaboração e sinergia de ambas equipes. Na sua carteira de clientes, a QConsulting também possui grandes players do mercado de telecom, varejo, financeiro, farmacêutica e serviços. Criada em 2010, a QConsulting faturou R$ 10 milhões em 2016 com suas consultorias, integração de softwares e treinamento.

“O fator-chave por trás do sucesso desta operação é, sem dúvida, a confiança acumulada ao longo dos meses trabalhando em conjunto em projetos para nossos clientes, bem como nossa estratégia compartilhada de desenvolvimento na América do Sul, onde os parceiros fundadores da QConsulting e suas equipes desempenharão um papel decisivo na obtenção do sucesso do nosso plano Keyrus 2020 nesta região", diz Eric Cohen, fundador e CEO do grupo Keyrus.

Com a operação, o grupo Keyrus também amplia sua posição em business intelligence no Brasil. A Keyrus do Brasil e a QConsulting integram os serviços de BI, dentro da estratégia de expansão do grupo francês no país e soma aos seus 431 funcionários, 60 da QConsulting, ou seja, a Keyrus do Brasil conta agora com quase 500 consultores de BI para atender o mercado brasileiro e latino-americano.

“A necessidade de projetos e soluções de BI, analytics e big data no Brasil tem crescido em até 40% ao ano, mesmo em época de crise. Com esta aquisição, fortalecemos a equipe para atender esta crescente demanda no país e região. Em dois anos, a nossa meta será contratar mais 100 profissionais, atingindo uma nova dimensão que nos tornará líderes na América Latina”, diz Javier Riera, CEO da Keyrus do Brasil.

Outras empresas também estavam interessadas na QConsulting. “Recebemos outras propostas, mas optamos pelo grupo Keyrus por ser global ao estar presente em 15 países. Agora vamos oferecer aos nossos clientes um leque de opções de soluções BI dos principais players do mercado mundial e poderemos dar mais oportunidades aos nossos colaboradores ao participarem de projetos na América Latina e outros países onde o grupo está presente”, diz Regis Torres, que junto a Douglas Sobreira assumem a diretoria de smart BI, da Keyrus do Brasil.