Internet > Rede

Foz do Iguaçu será piloto do projeto Internet para Todos

Programa inclui 80 municípios do Paraná na primeira fase

23 de Janeiro de 2018 - 10h02

O programa Internet para Todos, que tem como objetivo levar o sinal de internet a áreas rurais a preços acessíveis, terá a primeira fase em 80 municípios do Estado do Paraná. A cidade de Foz do Iguaçu será o primeiro piloto do projeto, informou o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab.

A lista com as primeiras 300 cidades deve ser lançada em fevereiro e, segundo Kassab, o programa vai atender com a banda larga e internet a milhões de brasileiros. "A implantação é rápida, imediata e começa em abril", disse o ministro, em visita à Associação de Municípios do Paraná (AMP).

Dados do governo apontam que pelo menos 60 milhões de brasileiros não têm acesso à internet. Desse total, pelo menos 20 milhões são pessoas que têm um celular, mas não podem usá-lo pela ausência de conectividade.

Para fornecer sinal em áreas remotas, antenas conectadas ao Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), lançado em maio de 2017 pelo governo federal, serão implantadas nas localidades beneficiadas. Para participar, o município deve encaminhar ofício ao MCTIC formalizando o interesse e, posteriormente, assinando o termo de adesão que define as obrigações como garantia de infraestrutura básica (local, energia e segurança) e aprovação da Câmara Municipal para dispensa de cobrança do Imposto sobre Serviços (ISS).