Negócios > Fusões e Aquisições

Foxconn estuda oferta de US$ 27 bi pela divisão de chip da Toshiba

Segundo o The Wall Street Journal, empresa taiwanesa que monta iPhones e iPads para a Apple planeja fazer a oferta em breve

10 de Abril de 2017 - 20h16

A montadora taiwanesa de aparelhos eletrônicos Foxconn, mais conhecida por produzir aparelhos como iPhone e iPad, estaria preparando uma oferta de 27 bilhões de dólares para comprar as propriedades de chips para computadores da Toshiba.

A Toshiba é mais conhecida por fabricar chips flash NAND e de memória, com todas as suas fábricas no Japão. No entanto, a produção de chips no Japão diminuiu à medida que rivais na Coreia do Sul e na China ganharam força.

A notícia sobre a potencial oferta da Foxconn pela Toshiba foi publicada primeiramente pelo The Wall Street Journal. A Foxconn seria apenas a mais recente empresa, em uma lista que inclui ainda SK Hynix e Silver Lake, a mostrar interesse em comprar a divisão de chips da Toshiba.

Uma compra pela Foxconn daria à Toshiba a escala que precisa para avançar na produção de memória e armazenamento. A Toshiba está ficando para trás da Samsung, especialmente em armazenamento, e não avançou seus processos de produção tão rapidamente quanto a rival.

Em fevereiro, a Toshiba disse que estava querendo vender sua divisão de memória. A necessidade de vender sua divisão de chips aumentou depois que a unidade de energia nuclear Westinghouse Electric entrou em falência, em março. No geral, a Toshiba está esperando uma queda na renda e no lucro para este ano.

A Foxconn, por outro lado, está ampliando suas propriedades pelo mundo, com fábricas pela América do Norte, Ásia, Europa e América do Sul. 

No ano passado, a Foxconn ficou de olho em outra grande empresa – Sharp – e acabou adquirindo uma grande fatia da mesma.