Aplicações > Aplicativos

Ford integra novos apps ao sistema de conectividade SYNC 3 de veículos da marca

Apps para pagamento do combustível sem sair do carro até emparelhar o mapa de navegação de um smartphone são algumas das novidades apresentadas pela montadora

08 de Janeiro de 2017 - 23h56

Pagar o combustível sem sair do carro até emparelhar o mapa de navegação de um smartphone ou mesmo reduzir o custo do seguro. Estas são algumas das novidades em aplicativos apresentadas pela Ford durante a CES 2017 para uso com o sistema de conectividade SYNC 3 que equipa os veículos da marca.

Disponíveis inicialmente para o mercado norte-americano, os chamados apps visam a facilitar a vida do motorista com diversos recursos. A criação dos aplicativos, desenvolvidos com empresas do setor, é incentivada por “hackatons” globais, ou seja, um laboratório de ideias dando aos programadores acesso às ferramentas do Ford Developer Program. 

Uma das mais recentes propostas implementadas foi a integração do assistente digital IBM Watson ao sistema SYNC, com comandos de voz. Ela foi apresentada no evento realizado em setembro nos EUA com participantes de todo o mundo, incluindo Brasil, Estados Unidos, Canadá, República Dominicana, Reino Unido e Índia.

O IBM Watson é um sistema de inteligência artificial que responde a perguntas, usando processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina para organizar grandes quantidades de dados não estruturados. A sua integração ao sistema SYNC AppLink mostra que a Ford está bem posicionada para capitalizar a crescente popularidade dos sistemas baseados na nuvem.

Controlado por comandos de voz, pelas teclas na direção ou pela tela do painel, o aplicativo é capaz de responder a perguntas do motorista, como: “Qual a previsão do tempo?”, “O que há na minha agenda?”, ou “Onde fica o restaurante mais próximo?”. Também monitora o combustível do veículo e, quando o nível está baixo, gera um alerta e sugere os postos mais próximos. Além disso, conta com recursos de aprendizado de máquina que tornam as respostas mais eficientes ao longo do tempo.

"Essa abundância de novos aplicativos que estamos vendo é resultado direto da facilidade e flexibilidade de conexão da plataforma SYNC AppLink com as novas tecnologias", diz Doug VanDagens, diretor de veículos e serviços conectados da Ford. "Os assistentes digitais são uma grande tendência porque proporcionam comodidade no veículo, permitindo que o motorista mantenha os olhos na pista e as mãos no volante".