Aplicações > Web Apps

Firefox 58 promete compilar códigos de forma até 15 vezes mais rápida

Nova versão do navegador da Mozilla acelera WebAssembly com compilação em streaming

23 de Janeiro de 2018 - 15h54

Com lançamento previsto para essa terça-feira, 23/1, o novo Firefox 58 traz uma tecnologia de compilação feita para permitir que o formato de código WebAssembly rode de forma ainda mais rápida.

Esse ganho de desempenho é habilitado pela compilação em streaming, pela qual o navegador da Mozilla compila o código WebAssembly à medida que ele é baixado. O código começa a ser complicado antes e assim também termina a execução antes. O navegador do Mozilla também traz um novo compilador com dois tiers que compila códigos entre 10 e 15 vezes mais rápido do que o compilador atual.

A combinação de compilação em streaming e com dois tiers resulta no código WebAssemly sendo compilado de forma mais rápida do que pode ser entregue pela rede. A Mozilla destaca que, em um computador desktop, conseguiu compilar entre 30 e 60MB de código WebAssemly por segundo. Em um aparelho móvel “padrão”, o código WebAssembly foi compilado a uma taxa de 8MB por segundo, que ainda é mais rápido do que a velocidade de download em basicamente qualquer rede mobile, segundo o evangelista sênior da Mozilla, Lin Clark.

Clark aponta ainda que decodificar o WebAssemly é mais simples e rápido do que analisar JavaScript. Essa decodificação e compilação pode ser dividida em vários threads, tornando mais rápida a compilação de baseline.