Infraestrutura > Aplicativos

FEI melhora operações de tecnologia com pacote de disponibilidade

Instituição reduziu tempo de backup em 96%, melhorou a produtividade da equipe de TI e atingiu disponibilidade contínua dos sistemas

23 de Junho de 2017 - 19h23

A FEI, instituição de ensino superior que oferece cursos nas áreas de engenharia, administração e ciência da Computação, tinha o desafio de atender à demanda dos seus 10 mil usuários — alunos, professores e funcionários — por acesso contínuo a dados e aplicações. Com um consumo maior de tecnologia, não mais restrito aos laboratórios de informática, gerenciar informações tornou-se mais difícil para o departamento de TI. A solução legada utilizada não dava conta de proteger os dados, e as paradas do sistema eram comuns, impedindo o acesso dos alunos e pesquisadores a aplicações necessárias para seus estudos.

Para resolver esse problema, a universidade escolheu o Veeam Availability Suite, solução de disponibilidade de sistemas da Veeam Software, que conta com recursos como backup, recuperação em alta velocidade, prevenção contra perda de dados, testes automáticos de backup e recuperação, monitoramento proativo e geração de alertas de problemas, entre muitos outros.

Como um dos resultados da implantação do pacote, o tempo de backup do ambiente completo da FEI passou de quatro dias para menos de quatro horas, uma redução de quase 96%. “A velocidade de recuperação é impressionante, e contribui também para a imagem da instituição. Há um retorno muito bom dos usuários, e isso é visto no dia a dia, já que mesmo em caso de pane, a operação continua normal para eles”, conta Marcio Belotto, chefe de tecnologia e redes da Coordenadoria Geral de Informática da FEI.

Além disso, a equipe de TI da FEI ganhou em produtividade e economia de tempo, pois o profissional que ficava dedicado somente à solução anterior de backup leva, hoje, poucos minutos por dia na ferramenta da Veeam. “O que a Veeam mais acrescentou para nós foi a mudança de cultura. Saímos de uma situação em que gastávamos muitas horas trabalhando para uma ferramenta de backup, e passamos a ter uma solução de disponibilidade e recuperação de desastres que trabalha para nós”, completa Belotto.

“É extremamente satisfatório para a Veeam saber que contribuímos para a FEI continuar sua trajetória em oferecer mais a seus alunos, pesquisadores e professores em serviços de ensino digitais, contribuindo também para a melhoria do trabalho da equipe de TI e para a inovação da empresa”, disse Rodrigo Aliaga, gerente de canais da Veeam no Brasil.