Infraestrutura > Data Center

Facebook anuncia novo data center na Dinamarca, o terceiro fora dos EUA

Novo data center da rede social ficará localizado em Odense, terceira maior cidade do país nórdico que se destaca pela oferta de energia renovável

19 de Janeiro de 2017 - 17h04

O Facebook escolheu Odense, a terceira maior cidade da Dinamarca, como o local para o seu terceiro data center fora dos EUA.

O clima moderado do país nórdico permitirá que a rede social use ar externo e resfriamento indireto evaporativo para manter as temperaturas do data center sempre baixas, e os servidores funcionarão totalmente a base de energia renovável, segundo anunciou a empresa nesta semana.

A maior parte da energia renovável da Dinamarca vem da energia eólica, uma fonte altamente variável. Em um dia em 2015, por exemplo, a fonte conseguiu satisfazer toda a demanda por eletricidade do país com energia eólica, e também tornou-se exportadora de eletricidade. Em outros momentos, cerca de um quarto da demanda do país por eletricidade é atendida pela energia eólica, apontam dados recentes da agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat.

O Facebook ainda destaca que pretende empregar mais de 100 pessoas para cuidar das operações no local.

Os outros data centers do Facebook na Europa incluem um em Clonee, na Irlanda, e outro em Luleå, na Suécia, próximo do Círculo Ártico. Graças ao resfriamento gratuito pelo ar, a rede social conseguiu alcançar uma efetividade de uso de energia de apenas 1.09 na cidade sueca.

E o Facebook não é o único que se interessou pela energia renovável da Dinamarca. Em 2015, a Apple fechou um acordo para construir um data center na cidade de Viborg, localizada a três horas de carro de Odense, que deve ser inaugurado ainda em 2017.