Gestão > Analytics

Fabricante de tintas investe em business analytics e torna força de vendas mais eficaz

A Sayerlack, fabricante brasileira de tintas e vernizes para madeira, apostou no Smart Analytics da Totvs para gerar relatórios com informações atualizadas e garantir uma tomada de decisão mais ágil e precisa

21 de Agosto de 2017 - 13h40

A Sayerlack, fabricante brasileira de tintas e vernizes para madeira que atua na América Latina e conta com distribuição em mais de 85 países, em razão de ter essa operação tão ampla, sentiu a necessidade de implantar uma ferramenta de business analytics para administrar em tempo real a performance de sua equipe comercial.

Em 2015, a empresa percebeu que necessitava integrar os resultados das vendas e consolidar as informações de cada produto e pedido em seu sistema, para que o acompanhamento do desempenho comercial fosse diário e automático. O objetivo do projeto era, além de normatizar e organizar os processos, obter informações ágeis e aumento de produtividade.

Diante disso, após muita pesquisa no mercado, a Sayerlack acabou optando pela solução Smart Analytics, ferramenta de business analytics da Totvs, desenvolvida em parceria com a GoodData, fornecedora americana de plataforma de análise de dados na nuvem.

Antes da implantação da ferramenta, a companhia dependia de processos manuais e controlados por planilhas para administrar as metas da equipe, o que consumia muito tempo e gerava inconsistências. Esse ponto inviabilizava uma tomada de decisão rápida e inteligente dos gestores.

Com o Smart Analytics, os diretores e gerentes não precisam mais esperar o encerramento do mês para gerar os gráficos e saber se as metas foram ou não atingidas. Antes, eles tinham que aguardar os primeiros dias do mês subsequente para levantar os dados e gerar os gráficos. Agora, essa dinâmica acontece em qualquer hora e lugar, já que a solução está disponível também em dispositivos móveis.

O dinamismo do mercado brasileiro exige que a Sayerlack tenha uma visão ampla de todas etapas da venda e do relacionamento com seus potenciais clientes. A tecnologia possibilita ao gestor de vendas enxergar com clareza quais esforços poderão trazer mais resultados para a empresa. Hoje, os cerca de 150 funcionários comerciais recebem feedbacks constantes de suas tarefas e os gestores sabem exatamente o que foi vendido, o que não foi e o que precisa de uma maior atenção.

“Com a Totvs ganhamos um diferencial competitivo e importante diante do cenário econômico mais desafiador. Conseguimos avaliar online a evolução do mês e realizar as nossas projeções com base em dados da solução”, explica Juliano de Souza, supervisor de TI da Sayerlack.

De acordo com Mario Almeida, head de fluig, analytics & consulting da Totvs, a aplicação da tecnologia para potencializar o desempenho das pessoas é uma realidade da transformação digital. “A experiência da Sayerlack nos mostra que a combinação de tecnologia, processos e pessoas é a receita de sucesso dos negócios nessa nova Era Digital. Os dados permitiram mais decisões acertadas à companhia como um todo enquanto apoiou a equipe comercial a atingir seus objetivos”, conclui.

A Sayerlack também utiliza o software de gestão da Totvs e as soluções MRP e WMS. A companhia tem fábricas no Brasil, Chile, Estados Unidos e Itália.