Carreira > Programação

Estudo revela linguagens de programação mais populares do mundo

Stack Overflow indagou 50 mil pessoas e criou um mapa com o perfil dos profissionais que trabalham com desenvolvimento de sistemas

17 de Março de 2016 - 16h03

Todos os anos, a Stack Overflow indaga dezenas de milhares de desenvolvedores na tentativa de revelar cenários e tendências do universo da programação. A edição de 2015, que coletou respostas junto a 50 mil pessoas, e descobriu pontos interessantes.

O levantamento mais recente identificou que JavaScript continua como a linguagem de programação mais popular em uso. Mais da metade (55%) dos respondentes indicou que tem usado essa ferramenta.

PHP caiu 4% na preferência dos programadores em um intervalo de doze meses. Agora, é usada por 25% dos entrevistados. A Stack Overflow atribuiu o declínio ao avanço do Node e Angular. Microsoft Visual Basic é considerada a linguagem “mais temida”.

O levantamento também descobriu que 46% dos desenvolvedores não possuem uma formação acadêmica em ciências da computação ou qualquer curso relacionado à aula e mais de 57% programam praticamente todos os dias.

De maneira geral, a descrição de trabalho mais comum entre os desenvolvedores é “Full-Stack Web Developer”, com 28% das classificações; seguido por “Back-End Developer” (com 12%) e “estudante” (11%).

O estudo indicou que a idade média dos profissionais gira entre 25 e 29 anos – faixa etária de 28% dos respondentes. O segundo maior grupo (23%) é composto por jovens entre 20 e 25 anos.

A pesquisa, tristemente, comprova um sentimento bastante comum na indústria: não há equilíbrio entre gêneros. Os resultados apontam que 92% dos programadores que responderam o questionário são do sexo masculino.

Há outros insights interessantes estampados no relatório. É possível acessar o documento a partir desse link.