TI na Prática > Estratégia

Estratégia de SEO impulsiona vendas on-line da Cyrela

Construtora buscava um motor forte para lidar com os 500 leads gerados diariamente para os corretores

09 de Fevereiro de 2018 - 10h00

Com o aumento das vendas originadas por canais digitais (responsáveis por 41% do total), a Cyrela, incorporadora e construtora de imóveis, decidiu intensificar em 2017 sua estratégia de otimização de um motor de busca (o chamado Search Engine Optimization, ou SEO).

De acordo com Guilherme Sawaya, gerente-geral de e-Business da Cyrela, área responsável pelo desdobramento da comunicação aos canais digitais, a companhia precisava de um motor forte para lidar com os 500 leads gerados diariamente para os corretores.

Foi então criado um painel on-line de acompanhamento periódico pela Mirum, agência digital responsável por cuidar da performance do site da Cyrela há quatro anos. Ele é utilizado para a avaliação de mais de 150 fatores, permitindo ter uma visão clara da maturidade do site da construtora em diversos pilares e quais áreas teriam um maior potencial de crescimento.

Potencial nas buscas

A partir da análise dos processos que trouxeram maior impacto nos termos de pesquisa da empresa, a ferramenta apontou que 26% das vendas com origem digital da Cyrela em 2017 foram geradas pelo acesso orgânico, totalizando mais de R$ 115 milhões.

Todos os fatores avaliados e oportunidades encontradas foram organizados utilizando a matriz de priorização da Mirum. Dessa forma, foi possível agrupá-los em projetos que podem ser trabalhados paralelamente ou de acordo com o alinhamento com as equipes envolvidas, gerando os resultados percebidos no final da estratégia de SEO.

“O SEO é importante no mercado imobiliário, visto que somente 5% das pessoas que procuram um imóvel na web colocam a marca de uma construtora na busca. Estar presente e relevante é fundamental neste cenário”, ressalta Sawaya. Para este ano, a Cyrela prevê terminar a consolidação de toda a estratégia e aumentar em 31% as vendas digitais originadas por SEO.