Telecom > Banda Larga

Ericsson prevê que 5G movimentará US$ 1,2 trilhão em dez anos

Durante Mobile World Congress 2017, companhia anunciou produtos e serviços 5G para atender grupos de mídia e transporte

27 de Fevereiro de 2017 - 15h10

A Ericsson anunciou nesta segunda-feira (27/02) durante o Mobile World Congress (MWC) 2017 a evolução de rede para 5G, novo modelo entre proprietários de conteúdo e operadoras para fornecer conteúdos de mídia de forma mais conveniente, além de prometer transformar o setor de transporte. 

“No Mobile World Congress 2017, vamos mostrar que nossas habilidades em 5G e no setor de mídia e transporte, por exemplo, são pioneiras e líderes no mercado. Já estamos prontos. Temos um ecossistema completo de parceiros e clientes que nos escolheu para fornecer redes de alto desempenho, soluções de mídia e modelos de negócios em setores como o de transporte”, destacou o presidente e CEO da Ericsson Börje Ekholm em evento para imprensa e analistas nesta manhã. 
 
A companhia prometeu lançar neste ano produtos e serviços 5G, anunciando testes da 5G New Radio (NR) em parceria com as empresas Qualcomm, NTT DoCoMo, Vodafone e Telstra Australia. O executivo ressaltou também a importância da rede 5G para a alimentar soluções em Internet das Coisas. 
 
“O 5G vai transformar todos os setores e nossos clientes já estão se preparando para o futuro por meio da evolução de suas redes 4G atuais. Essa é a base fundamental para permitir a automação e a transformação de negócios necessárias para a Internet das Coisas, bem como para serviços com alto consumo de dados como realidade virtual e realidade aumentada”. 
 
A Ericsson prevê um mercado de 1,23 trilhão de dólares em 2026 a ser entendido pelo 5G, uma projeção que indica que as indústrias estão conscientes da importância do 5G, diz Ekholm. CEO da Telstra, Andy Penn, declarou que o 5G é um capacitador fundamental para futuros serviços e focou na nova solução de mídia anunciada em colaboração com a Ericsson e a 20th Century Fox. 
 
Segundo Hanno Basse, a solução vai estabelecer a tendência do setor por meio do fornecimento de novo conteúdo aos assinantes de forma rápida e conveniente. 
 
Neville Ray, CTO da T-Mobile, falou sobre os planos da sua empresa para fortalecer sua rede LTE atual e prepará-la para o 5G. “A T-Mobile vai continuar a implementar as tecnologias mais recentes e avançadas que formarão a base de uma rede 5G poderosa. Contamos com parceiros como a Ericsson para fornecer continuamente ideias e soluções que nos ajudarão a chegar mais perto dos nossos clientes", disse Ray
 
Ainda durante o Mobile World Congress, a Ericsson apresentou um novo marketplace com foco em veículos conectados, tendo a Scania como parceira, e experiências com realidade virtual e Internet tátil.