Negócios > Data Center, Estratégia, Rede

Equinix usará equipamentos open source de rede criados pelo Facebook

Empresa adotará o switch Wedge em alguns de seus centros de processamento de dados espalhados pelo mundo

09 de Março de 2016 - 14h06

As contribuições do Facebook no mundo do hardware começam a fazer barulho e avançam sobre o ambiente tradicional de data center. A Equinix revelou que pretende adotar o Wedge, um switch com arquitetura open source desenvolvido por engenheiros da rede social, em alguns de seus centros de processamento de dados.

O anúncio é o mais recente sinal de que soluções de redes e servidores desenhados a partir do Open Compute Project, lançado pela companhia criada por Mark Zuckerberg em 2011, caminha para ingressar no mainstream de TI.

Os hardwares abertos vêm com a premissa de que qualquer fabricante seriam capaz de produzi-los e traz a promessa de uma infraestrutura mais eficiente e adequada para lidar com escalas gigantescas. Baixo custo e a flexibilidade são elementos fundamentais da tecnologia, que tem atraído alguns fãs.

A Equinix é uma prova disso. A empresa passa longe de ser uma startup interessada em apenas surfar uma possível tendência tecnológica. A companhia atende 7,5 mil clientes em mais de 100 data centers ao redor do mundo.