Aplicações

Empresas integram sistemas para combater erros médicos

Pixeon e Wolters Kluwer firmam parceria para integrar suas soluções de gestão hospitalar e de suporte a decisões clínicas para reduzir dúvidas clínicas e erros relacionados à medicação

28 de Abril de 2017 - 16h25

Segundo dados da Anadem (Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética), são registrados anualmente cerca de 700 mil casos de erros médicos, sendo que grande parte é relacionada à prescrição: falha na dosagem, interação medicamentosa, entre outros.

Foi justamente com o objetivo de colaborar para melhorar a qualidade e os resultados dos cuidados prestados aos pacientes, diminuir custos das instituições de saúde e contribuir para a redução dos erros de tratamento relacionados ao diagnóstico e medicação no Brasil que a Pixeon, empresa brasileira de tecnologia para saúde, se uniu a Wolters Kluwer, fornecedora de soluções e informações para cuidados ao paciente.

Com a parceria, o SmartHealth, sistema de gestão hospitalar da Pixeon, será integrado às soluções de efetividade clínica (clinical effectiveness) da Wolters Kluwer, cujo portfólio é formado pelos sistemas de suporte a decisões clínicas baseado em evidências UpToDate e UpToDate Anywhere e os sistemas de suporte à decisão de prescrição de medicamentos Lexicomp e Medi-Span.

De acordo com uma pesquisa interna do UpToDate, aproximadamente duas em cada três consultas geram dúvida clínica, e os médicos têm cerca de 11 dúvidas por dia, sendo que apenas 40% delas podem ser respondidas sem o auxílio de informações adicionais.

Estes pontos reforçam a importância de garantir aos profissionais de saúde o acesso a uma base consistente de informações como forma de melhorar a segurança do paciente, reduzir os erros e agilizar a análise da medicação, segundo Roberto Ribeiro da Cruz, CEO da Pixeon. “Os sistemas de suporte à decisão da Wolters Kluwer serão incorporados à nossa oferta de prontuário eletrônico do paciente, ampliando a segurança no atendimento e contribuindo com a redução dos custos das instituições de saúde.”

Para o diretor de alianças estratégicas de efetividade clínica para a América Latina da Wolters Kluwer, Fabio Lia, a sinergia entre as empresas vai garantir melhorias no atendimento e na saúde da população. “A Wolters Kluwer e a Pixeon estão em total alinhamento e cooperando mutuamente a fim de ajudar a prevenir os erros de medicação, que acontecem diariamente no Brasil e no mundo. Proporcionar um sistema que integra ainda mais inteligência clínica suportará o time clínico da instituição de saúde em suas decisões diárias, proporcionando assim mais segurança ao paciente, menor chances de decisões terapêuticas desatualizadas e, por consequência, reduzindo os custos de tratamento e aumentando a produtividade da equipe clínica”.