Internet > Banda Larga, Pesquisas de Mercado, Tendências

Em 2021, 9% dos smartphones vendidos serão compatíveis com 5G

Previsão é do Gartner, considerando que as primeiras redes de quinta geração devem ser entregues em 2019 em países como EUA e Coreia do Sul

29 de Janeiro de 2018 - 14h07

Os aguardados smartphones com tecnologia 5G começarão a de fato chegar ao mercado em 2019, com o início do lançamento de redes de quinta geração em alguns países em estágio mais avançado com a tecnologia, como EUA e Coreia do Sul. Com as novas redes, o Gartner prevê que, em 2021, 9% smartphones vendidos irão suportar 5G.

A consultoria acredita que, no geral, o 5G impulsionará significativamente a oferta de serviços de vídeo e transmissão, com uplinks mais rápidos, além de suportar novas aplicações de inteligência artificial.

O Gartner prevê que as remessas de telefones móveis aumentarão 2,6% em 2018, totalizando 1.9 bilhão de unidades. Em 2018, as vendas de smartphones devem crescer 6,2%, representando 87% das vendas de telefones celulares. "Esperamos que as vendas de smartphones da Apple cresçam mais do que a média do mercado em 2018, com o lançamento de novos modelos que alimentam ciclos de substituição mais fortes", prevê Roberta Cozza, diretora de pesquisas do Gartner.

Vendas de dispositivos

Os smartphones, alías, ao lado de mercado de ultramóveis premium, impulsionarão o crescimento geral nos embarques de dispositivos neste ano. As remessas mundiais de dispositivos - PCs, tablets e telefones celulares - totalizaram 2,28 bilhões de unidades em 2017, e, para este ano, embarques devem atingir 2,32 bilhões de unidades, aumento de 2,1%.