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E-commerce cresce 15% em outubro, mesmo com quedas das vendas totais

O comércio eletrônico também apresentou crescimento de 12,3% últimos três meses, segundo o Indicador de varejo Mastercard

09 de Dezembro de 2016 - 18h53

Embora o varejo brasileiro tenha continuado a encolher em outubro, o comércio eletrônico cresceu 15%, o que representa o melhor desempenho do canal nos últimos 12 meses, de acordo com o indicador de varejo Mastercard. O e-commerce também apresentou um crescimento de 12,3% últimos três meses na comparação ao mesmo período do ano passado, registrando um resultado positivo pelo quarto mês consecutivo.

Os setores do e-commerce que se destacaram em outubro foram artigos farmacêuticos e vestuário, enquanto eletrônicos, móveis e hobby e livrarias tiveram resultados abaixo das vendas do canal.

As vendas totais do varejo brasileiro caíram 6,5% em outubro na comparação com o mesmo período de 2015, fazendo com que o desempenho dos últimos três meses comparados ao mesmo período do ano anterior tenha declinado 4,4%, número abaixo da queda de 3,6% no terceiro trimestre.

Apesar disso, quatro setores tiveram resultados acima das vendas totais: vestuário, materiais de construção, artigos pessoais e domésticos, além de produtos farmacêuticos. Por outro lado, supermercados, combustíveis, móveis e eletrônicos tiveram números abaixo das vendas totais.

Mas houve uma melhora na confiança do consumidor, que registrou crescimento pelo quinto mês consecutivo em outubro, embora a taxa de desemprego permaneça razoavelmente alta. "A taxa de desemprego continua a ser um problema para a economia, embora uma maior confiança do consumidor possa aliviar um pouco as perspectivas", afirma Kamalesh Rao, diretor de pesquisas econômicas da Mastercard Advisors.

Em termos de crescimento ano-sobre-ano, o Sudeste (-5,9%) teve desempenho acima do restante do país, enquanto o Norte (-9,8%), Nordeste (-6,9%), Sul (-6,7%) e Centro-Oeste (-9,4%) apresentaram números abaixo da média.