Tecnologia > Estratégia, Inovação, Internet das Coisas

Dezoito ferramentas grátis do Watson disponíveis no Bluemix

Além dos recursos de computação cognitiva, IBM também disponibiliza analytics, IoT e desenvolvimento em sua plataforma de serviços em nuvem

23 de Fevereiro de 2016 - 16h15

Você sabe que praticamente todas as ferramentas disponíveis no Bluemix são de uso gratuito, certo? Pois bem, isso vale, também, para as soluções do Watson. E, atualmente, existem nada menos que 18 tecnologias da plataforma de computação cognitiva prontas para o uso.

Trata-se de um leque de sistemas diversos, que vão desde reconhecimento de sentimento até serviços orientados para o varejo, por exemplo. Essas peças podem ser integradas de forma que ajudem sua empresa a explorar novas frentes de inovacao.

Antes de prosseguirmos, aqui vai um alerta que é importante deixar bem claro: os serviços seguem a lógica do freemium e são gratuitos até determinado ponto - além disso, alguns conectores e recursos também são tarifados. Porém, as cobranças começam a valer a partir do momento que há ganhos de escala - e, quando isso ocorre, é de se supor que o usuário já consiga vislumbrar certo ROI.

É bastante simples acessar os serviços, basta entrar no site do Bluemix (www.bluemix.net) e preencher um breve cadastro. Feito isso, você receberá um e-mail de confirmação que te levará à página para entrar com login e senha na plataforma que agrupa vários serviços em nuvem da IBM.

Dito isso, vamos a lista das dezoito ferramentas grátis disponíveis no Watson!

1. AlchemyAPI

A oferta contempla três serviços que permitem que empresas e desenvolvedores construam aplicações cognitivas que compreendem conteúdos e contextos em imagens e textos. A ferramenta é capaz de identificar nomes de pessoas, companhias e outros dados mencionados em artigos ou analisar fotos. A solução é gratuita para até 1 mil eventos por empresa.

2. Concept Expansion

A ferramenta permite analisar textos e aprender termos similares (palavras ou frases) baseada no contexto. A tecnologia ajuda usuários a criar rapidamente um léxico (conjunto de termos relacionados) de um grupo de dados ou fragmentos de textos. Os recursos podem, também, serem usados na compreensão de dados e melhorar estruturas de análise textual. O Concept Expansion, em beta, é gratuito.

3. Concept Insights

O serviço conecta documentos que você oferece como base a gráficos ou conceitos baseados no Wikipedia. Dois tipos de links são identificados: explícitos (quando se referem a uma menção direta ao conceito) e implícito (que conecta seus documentos com conceitos relevantes não diretamente mencionados no texto). Usuários do serviço podem, também, procurar documentos relevantes a um determinado tema ou coleção de conceitos explorando essas conexões. As primeiras 25 mil chamadas de APIs em cada mês são gratuitas, depois disso, há cobrança.

4. Dialog Service

A ferramenta permite que desenvolvedores projetem formas para que aplicações interajam com usuários finais por meio de uma interface de conversação. O Dialog Service habilita aplicações com linguagem natural para prover respostas automáticas para questões encaminhadas por consumidores, encaminhamento de processos, ou atendimento para resolução de tarefas. A tecnologia pode, ainda, armazenar e mapear informações dos perfis dos usuários para aprender mais sobre os consumidores de uma empresa, guiando os consumidores por meio de processos ou os abastecendo de informações relevantes. A ferramenta é grátis para as primeiras 1 mil chamadas de APIs por mês.

5. Document Conversion

O serviço converte HTML, PDF ou arquivos de Word em um HTML normalizado, planilha de textos ou conjunto de unidades de respostas formatadas que podem ser aplicadas junto a outras ferramentas disponíveis no Watson. Os primeiros 100 MB de cada mês são grátis. Depois, há cobrança por megabyte.

6. Language Translation

Quer traduzir dinamicamente notícias ou documentos ou publicar conteúdos de forma  instantânea em múltiplos idiomas? O Watson Language Translation pode ajudá-lo na comunicação em diferentes línguas. Para isso, basta conectar o serviço ao seu código e ele fará o trabalho. Há disponibilidade entre diversos idiomas, inclusive tradutor do inglês para o português (e vice-versa). O primeiro milhão de caracteres é grátis.

7. Natural Language Classifier

A ferramenta aplica técnicas de computação cognitiva para ajudar os usuários a criarem melhores frases ou parágrafos. Por exemplo, você submete uma questão e o serviço retorna com termos-chave que melhor se encaixam naquela resposta. Para “ensinar a máquina”, o usuário classifica instâncias provendo uma série de pontos representativos e marca as mais adaptadas dentro de um contexto. Depois desse treino, a solução vai evoluindo com o tempo. O que é grátis: uma instância do serviço por mês, 1 mil chamadas de APIs, quatro eventos de treinamento.

8. Personality Insights

A ferramenta oferece insights baseados em dados transacionais e mídias sociais para identificar perfis psicológicos que podem determinar decisões de compra, intensões e comportamentos e, assim, ampliar taxas de conversão. As primeiras 100 chamadas de APIs são grátis.

9. Relationship Extraction

A tecnologia capta termos em frases e detecta a relação entre seus vários componentes. O serviço pode processar uma nova palavra (como um nome em um feed de notícias) que não havia sido analisado anteriormente e prover uma avaliação contextual. Os componentes rastreados incluem diversas partes de um discurso (sujeito, verbo, adjetivo, conjunção...) e funções (predicado, objeto, etc...). O serviço mapeia a relação entre os componentes, então, os usuários ou motores de análise podem, mais facilmente, compreender o significado individual de uma sentença ou documento. Em versão beta, o serviço é gratuito.

10. Retrieve and Rank

O serviço ajuda usuários a encontrar informações mais relevantes para suas buscas usando uma combinação de pesquisa com algoritmos de aprendizado de máquinas que detectam “sinais” nos dados.

11. Speech to Text

O serviço converte a fala humana para texto e pode ser usado para toda aplicação que precisa de uma ponte entre a voz e um documento escrito, incluindo sistemas de controle, transcrição de entrevistas ou conferências telefônicas e ditar e-mails e notas. A ferramenta usa inteligência de máquinas combinadas com informações de gramática e estruturas de linguagem com arquivos de áudio por gerar transcrições mais precisas. O serviço está disponível em inglês, japonês, mandarin, português e espanhol. O serviço é gratuito para transcrição dos primeiros mil minutos.

12. Text to Speech

Essa tecnologia faz justamente o oposto do serviço anterior, transformando texto em áudio com entonação e cadência apropriada. Está disponível em diverso idiomas. Em português, há uma versão com voz feminina disponível. O primeiro milhão de caracteres.  é gratuito.

13. Tone Analyser

Alegria, tristeza, raiva, etc. As pessoas expressam diversas informações por meio de entonação de seus textos. Essa entonação pode impactar a efetividade de uma comunicação em diferente contextos. O Tone Analyser realiza análise cognitiva linguística para identificar melhores entonações para diferentes contextos de comunicação. Ele detecta três tipos de tons: emocionais (raiva, desgosto, medo, alegria e tristeza), propensão social (abertura, conhecimento) e estilos de escrita (analítica, confessional e argumentativa) em um texto. A versão beta é gratuita.

14. Tradeoff Analytics

A tecnologia ajuda pessoas a fazerem melhores escolhas levando em conta pontos múltiplos objetivos, conflitos e outros fatores que compõem o processo de tomada de decisão. O serviço pode ser usado para ajudar na tomada de decisões complexas ou simples. O Tradeoff Analytics usa a lógica de Pareto (80/20) para filtrar técnicas com a finalidade de identificar melhores alternativas entre distintos critérios. A tecnologia pode ser usada também em abordagens visuais para os usuários tomarem decisões. As primeiras 1 mil chamadas de APIs de cada mês são gratuitas.

15. Visual Recognition

O serviço permite analisar imagens ou trechos de vídeos para compreender o que acontece em uma cena. Usando recursos de aprendizado de máquinas, um sistema ajuda no reconhecimento e classificação semântica de informações visuais, com objetos ou eventos. A ferramenta vem com alguns modelos de imagens já reconhecidos para prover resultados com base em analise e aproximação. A versão beta é gratuita.

16. Cognitive Commerce

A inteligência e os conselhos de personalização e contexto trazem oportunidades comerciais para consumidores e negócios por meio de recomendações mais relevantes. O serviço, disponibilizado no Bluemix por um parceiro IBM chamado Cognitive Scale, ajuda empresas em transações comerciais. Também é gratuito em versão beta.

17. Cognitive Graph

O recurso agrupa conhecimento fornecido por terceiros, dados internos, fontes privadas de informações e usa modelos de domínio específico em respostas com representação gráfica. A solução usa machine learning e pode ser aplicada para solução de diferentes tipos de problemas. Grátis em versão beta.

18. Cognitive Insights

O serviço oferece insights e previsões com base em contexto e observações personalizadas que tem como propósito evocar ações nos usuários. Os insights servem para aumentar o conhecimento, percepção e identificação de um tópico por um usuário com o objetivo de aumentar a eficiência, melhorar processos de decisão e fortalecer sua habilidade de reagir rapidamente a um cenário emergente. A versão beta é gratuita.

O Bluemix é uma plataforma em nuvem na qual as pessoas podem consumir várias soluções IBM e explorar a integração de aplicações. O catálogo de soluções disponíveis é bastante amplo e segue em constante evolução. As possibilidades com base na tecnologia são bastante amplas.

Além dos recursos de Watson listados nos pontos acima, o portal da Big Blue disponibiliza também 25 soluções orientadas a analytics e análise de dados; 24 orientados à aplicações web, 11 de DevOps; sete para mobile; seis para integração; cinco de contêineres de imagens; quatro para segurança; uma para storage e uma para rede. Esse número de recursos disponíveis cresce de maneira constante.

*O jornalista participa do InterConnect 2016, nos Estados Unidos, a convite da IBM.