Carreira > Certificação

Dell EMC lança certificações para capacitar profissionais para transformação digital

Foco é prover conhecimento técnico aliado a business

29 de Março de 2018 - 09h54

A Dell EMC disponibiliza a partir desta quinta-feira (29/3) quatro novas certificações. Ao contrário das outras 53 anteriores oferecidas pela companhia, o foco das novidades é unir capacidades e permitir que o profissional de TI tenha não só conhecimentos técnicos validados, mas também mentalidade voltada a business - e não apenas caráter técnico atrelado a produtos específicos.

Cristina Cadinelli, Consultora de Estratégia Global para Canais, da área da Dell EMC Education Services, explica que a proposta da iniciativa, que faz parte do programa Dell EMC Proven Professional, é estabelecer e validar conhecimentos técnicos dos profissionais de TI para que eles possam se adaptar às novas demandas exigidas pelos processos de transformação digital dos negócios.

"O foco é prover uma visão holística do negócio e que os profissionais entendam como todos os domínios de TI - como infraestrutura, modernização, segurança e nuvem - precisam trabalhar juntos", destaca a executiva, em entrevista à Computerworld Brasil.

As novas certificações visam atendem a uma demanda crescente do mercado. Segundo recente pesquisa da Dell Technologies sobre previsões até 2030 – realizada pela Vanson Bourne –, conhecimentos e habilidades insuficientes das equipes de TI representam uma das principais barreiras para a digitalização dos negócios no Brasil e no mundo. "Queremos validar o conhecimento, não só técnico, mas a experiência do profissional, para dar mais segurança aos CIOs, que precisam que o ativo mais precioso da empresa - as pessoas - esteja capacitado, certificado e testado."

Níveis

As certificações atendem a diferentes níveis de qualificação de profissionais. O Dell EMC Certified Associate - Converged Systems and Hybrid Cloud Platform, considerado o primeiro nível, estabelece o conhecimento básico em estratégias integradas de infraestrutura e de nuvem. Profissionais das áreas de administração e de tecnologia aprendem por meio do estudo de casos reais e experiências interativas, nas quais atuam como CIO, transformando os data centers tradicionais em ambientes de TI modernizados. Segundo Cristina, o nível de entrada exige um certo conhecimento técnico, não podendo ser um profissional 100% leigo.

O segundo nível é o Dell EMC Certified Specialist Systems Administrator - Infrastructure Security, que certifica que os profissionais de TI tenham conhecimento e competências para ter uma abordagem focada em segurança para administrar infraestruturas Dell EMC no data center e na nuvem. Os administradores aprendem as melhores práticas em configuração e gestão de soluções corporativas Dell EMC alinhadas com a estratégia geral de segurança das empresas. "No segundo nível, estamos falando de administração de infraestrutura de segurança. O profissional vai administrar todo o sistema e entenderá como fazer isso com máxima segurança", destaca Cristina.

O Dell EMC Certified Expert Systems Administrator - Multi-Cloud é o terceiro níviel das novas certificações, e busca o conhecimento na administração de soluções multicloud, certificando a experiência com gestão de infraestruturas Dell EMC, VMware vRealize Suite e integração com os provedores públicos de soluções de nuvem, como Dell EMC e VMWare Cloud Provider Partners, Virtustream, Microsoft Azure e Amazon Web Services.

Por fim, o nível mais alto é o Dell EMC Certified Master - Enterprise Architect, que, baseando na experiência, utiliza um processo de revisão para certificar que os candidatos tenham os conhecimentos técnicos e um entendimento holístico dos direcionadores do negócio para entregar soluções seguras de TI como Serviço (ITaaS) que atendam à transformação digital.

Todos os detalhes estão disponíveis no portal de Educação da Dell EMC

Transformação digital

Cristina conta que o lançamento das certificações visam reforçar e alinhar a estratégia de capacitação com os quatro pilares de transformação definidos pela companhia. São eles: transformação digital, transformação de TI, transformação da força de trabalho e segurança.

"A Dell EMC está em uma posição privilegiada para auxiliar clientes e parceiros para desenvolver essa visão digital e realizar a transformação digital, que já está em andamento", completa.