Negócios > Serviços

Dell EMC e Atos firmam acordo para oferta de soluções de IoT e análise de negócios

Parceria vai integrar hardware e software da Dell EMC com o Atos Codex, que reúne soluções e serviços de gerenciamento de dados de negócios, plataformas de dados e projetos de IoT

19 de Maio de 2017 - 09h54

A Dell EMC e a Atos anunciaram na semana passada, durante o Dell EMC World 2017, evento anual da empresa ocorrido em Las Vegas (EUA), que estão se unindo para ampliar a oferta de soluções de Internet das coisas (IoT) e de análise de negócios. A parceria vai integrar hardware e software da Dell EMC com o Atos Codex, que reúne um conjunto de soluções e serviços para projetar, construir, executar e gerenciar dados de negócios, plataformas de dados e projetos de IoT. Inicialmente, a oferta estará disponível apenas na América do Norte e Europa, mas a ideia é expandi-la para outras regiões do mundo.

Até 2020, quase 40% das receitas relacionadas a IoT serão provenientes de serviços, de acordo com a Markets and Markets. Segundo o estudo, este percentual deverá aumentar anualmente devido a uma necessidade crescente das empresas por consultoria e suporte para implantação de projetos de Internet das Coisas. No ano passado, os serviços profissionais de IoT foram responsáveis por uma receita global de US$ 57 bilhões e a projeção da consultoria é que alcance US$ 158 bilhões até 2021, com uma taxa média de crescimento composto anual (CAGR, na sigla em inglês) de mais de 22%.

O crescimento sem precedentes de dispositivos conectados, os dados gerados e as aplicações exercerão forte impacto para o aumento da demanda por serviços de gerenciamento fim a fim, considerando a enorme complexidade das redes de Internet das coisas.

A Atos e a Dell EMC estão trabalhando juntas para construir uma estrutura de serviços de gerenciamento para permitir que os clientes estejam sempre no controle e tenham certeza de que todos os usuários possam gerar continuamente valor ao negócio por meio de seus dispositivos conectados. A estrutura de serviços de gerenciamento será chamada Atos Codex IoT Services.

O Atos Codex IoT Services terá um catálogo de serviços que inclui desde o gerenciamento de dispositivos, conectividade, dados e armazenamento e gerenciamento de incidentes até service desk e suporte e operações para aumentar a resiliência contra falhas. Os serviços serão entregues com níveis de SLA definidos pelo usuário, incluindo as medidas de segurança necessárias para criptografia de dados e gerenciamento de acesso. O framework também define um modelo de arquitetura, contendo soluções de hardware e software da Dell EMC, bem como soluções de software e serviços de integração da Atos.

Conforme os termos do acordo entre as duas empresas, a abordagem de mercado será comum, aproveitando a força da marca de cada empresa e as capacidades para desenvolver e comercializar soluções.

"Estamos orgulhosos ajudar a Atos a melhorar a sua oferta de serviços de IoT, o que irá alavancar nosso portfólio, tal como o Dell Edge Gateways, voltado à transferência e análise de dados na borda de redes, bem como a infraestrutura hiperconvergente da Dell EMC e as soluções de armazenamento. Combinando estes ativos com a expertise, serviços e a oferta de analytics gerenciado do Atos Codex, estamos bem posicionados para ajudar nossos clientes a impulsionarem suas agendas de transformação digital", disse Jay Snyder, vice-presidente sênior de alianças globais da Dell EMC.