Infraestrutura > Data Center

Data centers nos EUA economizam 5,3 bilhões de litros de água por ano

Pesquisa da Emerson Network Power mostra que uso de sistemas com líquido resfriante no lugar da água gelada também reduz 50% do consumo de energia

25 de Fevereiro de 2016 - 10h34

A Emerson Network Power, divisão da Emerson especializada em infraestrutura crítica para sistemas de TIC, divulgou pesquisa realizada em conjunto com a empresa Digital Realty sobre economia de energia em data centers relacionada com uso de sistemas diferenciados de refrigeração.

Segundo a pesquisa, realizada durante 9 meses pelas empresas, a troca dos sistemas tradicionais de água refrigerada usados em data centers por sistemas de resfriamento que usam, ao invés de água gelada, um líquido refrigerante selado e bombeado,  gerou ao longo de 36 meses economia de 5,3 bilhões de litros de água nos Estados Unidos e deverá gerar economia de 3,7 bilhões de litros de água em 2016.

A pesquisa foi baseada nos resultados do uso do novo sistema de refrigeração de data centers da Emerson Network Power, o Liebert® DSE . "A Emerson e a Digital Realty compararam os mesmos parâmetros entre o Liebert DSE e um sistema de refrigeração por água gelada. O resultado se mostrou promissor, e as empresas o compartilharam com a Comissão de Energia da Califórnia”, diz Aaron Binkley, diretor de sustentabilidade da Digital Realty.

“Descobrimos que, além da economia de 50% em consumo de energia, o sistema proporcionou outro benefício que se tornou muito valorizado na Califórnia devido as atuais condições de seca – ele economiza milhões de litros de água”.   O sistema Liebert DSE é o primeiro sistema de economização por refrigerante bombeado para uso em data centers, e não usa água nem introduz ar externo para dentro do data center.

“As empresas têm se tornado cada vez mais focadas na redução do consumo de água e de energia”, diz Kelly Quinn, gerente de pesquisas na IDC. “O sistema de ar condicionado de precisão Liebert DSE é um exemplo das inovações sendo adotadas pela indústria para atingir sustentabilidade em seus data centers, especialmente quando você considera que um data center médio usa aproximadamente 15 milhões de litros de água por megawatt por ano.”  

Uma pesquisa recente feita pela Emerson Network Power com engenheiros nos Estados Unidos mostrou que 55% estimam que a economização por refrigerante bombeado será a tecnologia número um na substituição dos sistemas por água gelada nos próximos cinco anos.   “É uma razão importante pela qual a Comissão de Energia da Califórnia aprovou o uso dos economizadores por refrigerante bombeado Liebert DSE nos data centers do estado”, diz John Peter Valiulis, vice-presidente da Emerson América do Norte para o mercado de gerenciamento térmico.