Infraestrutura > Data Center

Data center Sonda Ativas hospeda 150 TB de dados da MRV Engenharia

Parceria entre as empresas começou em 2012. Hoje, todos os sistemas e aplicações estão armazenados na infraestrutura externa

22 de Janeiro de 2018 - 16h57

A infraestrutura de data center da Sonda Ativas hospeda cerca de 150 terabytes (TB) de dados da MRV Engenharia, com acréscimo médio mensal de 1 TB.

A parceria surgiu devido ao crescimento acelerado da MRV Engenharia nos últimos anos, o que, segundo Reinaldo Sima, diretor de TI da construtora, demandou rapidez na entrega. "Encontramos na Sonda Ativas um fornecedor que permite flexibilidade com agilidade e ótimo custo-benefício", destaca Sima.

Antes da mudança, a MRV trabalhava com um data center interno. A migração dos dados para a Sonda Ativas começou em 2012, com a transferência de sistemas críticos como o ambiente de gestão empresarial SAP, Vendas PLM e aplicações para automação de processos de negócio. Hoje, todos os sistemas e aplicações estão armazenados na infraestrutura externa.

"Com isso, tivemos ganhos computacionais, alta disponibilidade de sistemas de gestão como SAP e a garantia de um ambiente muito mais seguro, projetado para funcionar de forma ininterrupta", destaca Sima, que comenta também que, em quatro anos, a MRV quadruplicou o número de unidades entregues e também a quantidade de armazenamento.

Além do armazenamento, a construtora avalia potenciais usos de aplicações em nuvem, e a Sonda Ativas está participando deste processo, apresentando novas soluções para a empresa. "Estamos nesse momento fazendo um diagnóstico para entender como o serviço pode ser implementado para otimizar custos e garantir performance", completa.