Gestão > Banco de Dados

CPFL Energia unifica banco de dados de mais de 8 mil funcionários

Distribuidora de energia implantou uma solução que, além de unificar, permite acesso rápido aos registros que auxiliam na tomada de decisões estratégicas

28 de Agosto de 2017 - 13h14

Com o intuito de compilar informações e indicadores dos seus mais de 8 mil funcionários em um mesmo banco de dados, a distribuidora de energia elétrica  CPFL Energia decidiu implementar a solução Sistema Primeiro as Pessoas (SPAP), desenvolvida pela Resource, empresa brasileira de serviços de TI e integração digital.

“Decidimos investir nessa ferramenta porque necessitávamos de uma estrutura única para inclusão, edição e acesso às informações de nossos funcionários. Antes do SPAP, havia muitos processos manuais, dados desatualizados e não tínhamos integração com o nosso sistema de gestão empresarial”, explica Frederico Reperder, gerente de projetos de TI da CPFL Energia.

O projeto foi dividido em duas fases. Nessa primeira etapa, além de unificar os dados, o software, segundo a empresa, permite acesso rápido aos registros que auxiliam na tomada de decisões estratégicas relacionadas à saúde, segurança e qualidade de vida dos colaboradores. Durante o desenvolvimento, a Resource focou exatamente na usabilidade do sistema. “Era necessário criar um programa que fosse fácil de inserir e extrair os dados. Ao mesmo tempo, a ferramenta precisava ter interfaces gráficas simples e intuitivas”, segundo Jose Zuhlke, diretor executivo de operações e serviços da Resource.

A união e o bom relacionamento entre as empresas também foram destacados por Luiz Rodrigues Kisch, engenheiro de segurança do trabalho da CPFL Energia. "Foi uma satisfação muito grande e houve uma grande sinergia entre os times. A interação entre as empresas foi perfeita da etapa inicial até a entrega do projeto e fator determinante para o sucesso do SPAP", completa.

Para a segunda fase do projeto, Raperger diz que o objetivo é fazer a integração com os programas de saúde e qualidade de vida promovidos pela CPFL Energia, como o corrida e caminhada e alimentação saudável.

O desenvolvimento do projeto também envolve controles de entregas e recebimento de EPIs, calibração, inspeção de segurança, aferição de equipamentos, treinamentos e outros módulos que permitem a interação dos colaboradores com os programas de segurança no ambiente de trabalho e de promoção da saúde. Isso valoriza o capital humano e influencia positiva e diretamente o clima organizacional da CPFL Energia.