TI na Prática > Rede, Varejo

Covabra reduz tempo de parada de sistemas com solução da BluePex

Ferramentas UTM ajudarão a suportar projeto de expansão da rede de supermercados do interior de São Paulo

11 de Março de 2016 - 13h46

A redes de supermercados Covabra adotou uma tecnologia da BluePex para garantir a conectividade e disponibilidade de rede necessárias para a expansão dos negócios. O varejista implementou 26 UTMs (UnifiedThreat Management) da provedora. A solução conectou treze supermercados à matriz, tornou o ambiente de TI mais seguro e a reduziu a parada de sistemas a 0,5% do tempo operacional.

Os appliances são responsáveis por receber, administrar e balancear os três diferentes links de internet (sendo um MPLS, um de fibra óptica e um de internet à rádio), possibilitando às unidades estarem sempre online e com o melhor desempenho possível.

Ao conectar as lojas por meio de uma VPN (Rede Virtual Privada) a solução permitiu o uso da funcionalidade de “compactação de pacotes”, que faz com que as transações de cartão de crédito e outras que dependem dessa conexão sejam extremamente rápidas e com consumo reduzido do link.

Além disso, os equipamentos atuam como firewall, bloqueando eventuais malwares que possam ameaçar a rede da Covabra, e também permitem aos gestores de TI gerenciarem os perfis de acesso de cada um dos funcionários, que se identificam por meio de login e senha.

A solução de conectividade é encarada pelo varejista como fundamental para seu projeto de expansão, que prevê a abertura de mais dois supermercados (nas cidades de Pedreira e Jundiaí) ainda em 2016, e de um centro de distribuição no município de Sumaré, em 2017.

“Antes da BluePex chegávamos a ficar um dia inteiro sem comunicação, o que dificultava muito o dia a dia das lojas. Hoje, nosso downtime é de 0,5% do tempo em que a operação está ativa, e normalmente acontece devido a problemas técnicos na região da loja, como chuvas fortes, por exemplo”, ressalta João Paschoal Lanaro, gerente de TI da Covabra.