Tecnologias Emergentes > Inovação

Convergência digital é peça chave para inovação nas PMEs

Em tempos de crise, a convergência tecnológica é uma opção para se ter uma infraestrutura interna high end, que garanta performance, agilidade, confidencialidade, segurança e flexibilidade

04 de Setembro de 2017 - 15h29

As empresas esperam que seus investimentos em TI acelerem a inovação, forneçam flexibilidade para atender novas demandas e reduzam continuamente o custo das operações.

Diante dessa nova realidade, a convergência digital se mostra uma forte aliada que pode ajudar a alcançar esses objetivos. Isso porque a infraestrutura convergente e hiperconvergente permite a simplificação da TI, ao integrar diversos recursos de infraestrutura — armazenamento, redes, segurança, switches, roteadores —, que serão padronizados e virtualizados, permitindo uma gestão única por meio de plataformas de softwares fáceis de administrar.

Por outro lado, a já conhecida computação em nuvem, opção muito buscada por startups, coloca as pequenas e médias empresas em igualdade de condições de estrutura tecnológica, ajudando-as a competir em um ambiente de negócios em constante transformação. No entanto, há certos tipos de soluções que a legislação brasileira obriga que os dados tenham garantia de que estejam hospedados no Brasil – e nem todos as opções de nuvem garantem isso. Desse modo, as soluções hiperconvergentes tornam-se uma maneira para ter um data center robusto de maneira simplificada e de baixo custo, pois elimina o imenso esforço na construção de uma infraestrutura para um data center.

Para as pequenas e médias empresas (PMEs), as soluções de convergência digital são uma opção para se ter uma infraestrutura interna high end, que garanta performance, agilidade, confidencialidade, segurança, flexibilidade, escalabilidade que suas soluções precisam nesse mundo digital, para os casos que a nuvem ainda não seja viável por questões legais ou de custos. Certamente, em tempos de crise, é o que todos procuram.

*Breno Barros é diretor de Inovação e Digital da Stefanini, empresa do grupo Stefanini.