Infraestrutura > Rede, Telecom, Wi-Fi

Conheça a tecnologia que promete conexões 100 vezes mais rápidas que Wi-Fi

Solução alternativa é baseada em luzes LED e poderia permitir o download de um filme HD em poucos segundos, por exemplo

26 de Novembro de 2015 - 16h05

Uma nova tecnologia chamada Li-Fi (Light Fidelity) promete conexões até 100 vezes mais rápida do que Wi-Fi. Segundo os cientistas, o padrão alternativo é baseado em luz, o que permitiria alcançar velocidades de 1 Gbps no mundo real, o que seria cerca de 100 vezes mais rápido do que um Wi-Fi padrão.

Criada em 2011, a transmissão via Li-Fi é feita usando luzes LED, que acendem e desligam em nano segundos, sendo imperceptíveis para o olho humano.

O Li-Fi poderia permitir que os usuários fizessem o download de um filme HD em poucos segundos, por exemplo.

Em entrevista recente ao site IBTimes UK, uma empresa chamada Velmenni alegou ter tirado a nova tecnologia dos laboratórios para escritórios e ambientes industriais do mundo real na Estônia, onde teria conseguido atingir essas velocidades impressionantes citadas acima.

No entanto, essa não foi a única empresa interessada em levar o Li-Fi para os consumidores finais. Outros nomes, como Oledcomm e pureLiFi, do criador da tecnologia, Harald Haas, também trabalham nesse sentido.

Como o Li-Fi é baseado em luz, não poderia penetrar paredes e teria um alcance mais limitado do que o Wi-Fi – o que também significa uma maior segurança potencial.