Cloud Computing > Aplicativos

Concur, empresa de software para controle de viagens e despesas da SAP, inicia operações no Brasil

País já está atualmente entre os dez principais mercados da empresa em volume de transações e usuários

08 de Março de 2017 - 18h20

A SAP oficializou nesta quarta-feira, 8, o início das operações no Brasil da Concur, fabricante de software para gerenciamento de despesas, viagens e faturas. O país já está atualmente entre os dez principais mercados da empresa em volume de transações e usuários. A operação brasileira ficará alocada juntamente com o escritório da SAP em São Paulo para atender clientes brasileiros e multinacionais.  

"A América Latina é uma região de grande importância na estratégia de crescimento global da Concur. Já temos mais de 160 clientes multinacionais usando as nossas soluções no Brasil, mesmo antes de estar presente no mercado local", afirma Mike Eberhard, presidente mundial da Concur. "Como a adoção de serviços de gestão de despesas e de nuvem deve aumentar no Brasil nos próximos anos, acreditamos que a oportunidade de crescimento é significativa."

Para a presidente da SAP Brasil, Cristina Palmaka, a chegada da Concur no Brasil é estratégica para o crescimento da subsidiária. “Em 2016 tivemos um ótimo desempenho com vendas de soluções em nuvem, que cresceram três dígitos, em comparação com o ano anterior. Agora, temos mais uma opção em cloud para nossos clientes. A Concur completa nossa estratégia de levarmos as aplicações de negócios das empresas para a nuvem”, destaca.

A executiva diz que o fluxo de transações de clientes brasileiros que passam pelas aplicações Concur aumentou 40% no quarto trimestre de 2016, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Somente em dezembro, o crescimento saltou para 50%. Agora, com uma operação local, o objetivo é elevar ainda mais a participação de mercado das aplicações de gestão de despesas e viagens.

Valéria Soska, que atuava na SAP Brasil anteriormente, assumiu a direção geral da Concur Brasil, tendo como desafio liderar a expansão e supervisionar o desenvolvimento dos negócios, vendas, marketing e serviços de suporte ao cliente em todo o país.

De acordo com Eberhard, a Concur oferece um ecossistema de plataformas de viagens e despesas totalmente conectado que integra produtos, fornecedores e parceiros, incluindo grandes marcas no Brasil, como Uber e Airbnb.

A aquisição da Concur em setembro de 2014, por US$ 8,3 bilhões, foi mais um movimento da empresa alemã em sua estratégia de investimento em cloud computing, embora à época o negócio tenha sido considerado pelo mercado como arriscado, visto que a Concur havia registrou prejuízo no ano fiscal. Mas, ao que tudo indica, a decisão foi acerta. Em janeiro, ao divulgar os resultados financeiros no quarto trimestre e em todo o ano de 2016, com crescimento do lucro e receita, a SAP reviu para cima as projeções de lucro para este primeiro trimestre do ano, muito em função da expansão no negócio de nuvem.