Mobilidade > Comunicação Unificada, Mobile Apps

Comunicação corporativa pode ir muito além do WhatsApp

O aplicativo de comunicação ganha espaço entre empresas e profissionais, mas carece de recursos robustos. Hora de pensar em alternativas

20 de Maio de 2016 - 15h19

Com o WhatsApp sendo alvo de bloqueio por ordem judicial pela segunda vez em menos de um ano, cerca de 100 milhões de brasileiros tornaram-se, em uma questão de minutos, “órfãos” de uma das ferramentas mais populares de comunicação da atualidade. O cenário revelou uma dependência cada vez maior desse aplicativo no nosso dia a dia, já que muitos profissionais e empresas têm feito uso dele também para fazer negócios. Nesse caso, cabe uma reflexão: se os usuários conhecessem e optassem por uma tecnologia mais adequada à pessoa jurídica, o impacto teria sido menor no campo profissional.

Este episódio evidencia o fato de já há um grande volume de comunicação corporativa realizada via smartphones usando um aplicativo para pessoas físicas que se tornou muito atraente por ser gratuito. Porém, entre seus recursos, ele oferece apenas o envio de mensagens e a possibilidade de fazer ligações. Na verdade, existem opções que permite ao mercado corporativo usufruir de sistemas de comunicação que oferecem muito mais funcionalidades.

Nas recentes interrupções do serviço do WhatsApp, muitas pessoas buscaram maneiras de manter sua comunicação fazendo uso de recursos nada recomendáveis, como uma VPN clandestina. Se no uso pessoal isso pode trazer vários prejuízos, utilizar algo assim no âmbito corporativo é inadmissível, pelo risco evidente de se expor informações estratégicas da empresa em uma rede da qual não se sabe a origem e quem - ou o que - está por trás dela.

Para quem depende da comunicação online no ambiente de negócios, a escolha entre uma ferramenta popular – e que não faz distinção entre uso particular e profissional - e outra mais adequada às demandas corporativas faz muita diferença. Felizmente, hoje temos à nossa disposição uma série de aplicativos com background devidamente preparado para suprir qualquer ocorrência de queda e outros incidentes, garantindo assim o dia a dia dos negócios.

Temos como dois bons exemplos o Skype for Business e o Cisco Jabber, entre outros. Embora percam em popularidade para aplicativos como o WhatsApp, ambos têm grande aceitação nas empresas. A grande vantagem é a estrutura robusta o suficiente para prover aos seus clientes um serviço estável e seguro, independentemente da plataforma usada: móvel, web ou por meio de software instalado no computador.

Em ambos é possível fazer uso de funcionalidades muito superiores ao de aplicativos populares, como as chamadas em vídeo de alta definição e a possibilidade de realizar videoconferências, tendo ainda recursos adicionais como compartilhamento de telas e de arquivos. Para um ambiente de negócios, estes são itens fundamentais nos dias de hoje, principalmente para companhias de atuação global, com equipes alocadas em diversas regiões do país e do mundo e que precisam estar sempre conectadas umas às outras.

Nos tempos atuais, em que a tecnologia dita cada vez mais o rumo e a maneira de se fazer negócios, é importante que você repense sua estratégia de comunicação, avaliando com quais parceiros e soluções a sua empresa precisa trabalhar. Serão muitas as vantagens que você pode obter com isso no futuro.

*Lucas Chies é Microsoft Solution Specialist na Nap IT.