Especial ITLEADERS 2017 > IT Leaders 2017

Como são avaliados e como é formado o ranking final dos IT LEADERS

Entenda os detalhes da metodologia usada para eleger os melhores líderes brasileiros de tecnologia da informação de 2017

07 de Dezembro de 2017 - 16h29

A cada nova edição da pesquisa IT Leaders, a maior preocupação da nossa equipe é elaborar um questionário que seja de fácil preenchimento e que, ao mesmo tempo, nos permita apurar um ranking fiel à atuação dos executivos de TI que gentilmente se habilitaram a responder às perguntas apresentadas.

Nessa 17ª edição da pesquisa, objetivando abranger os novos conceitos e novas práticas que se incorporam numa velocidade impressionante ao cotidiano, à rotina e às atividades dos gestores de TI do mercado brasileiro, desenvolvemos um questionário com grandes novidades em relação aos temas abordados nos questionários das edições de 2015 e 2016.

A atualização constante nos proporciona, ao final, um retrato mais fiel do cenário atual e das tendências e estratégias para os próximos anos. O objetivo da edição 2017 é revelar tendências e particularidades da gestão e os investimentos em Tecnologia da Informação, encaradas como fator estratégico para os mais diversos segmentos econômicos, com destaque para a Transformação Digital e o papel do CIO.

Aqui descrevemos, passo a passo, a metodologia utilizada para efetivar os cálculos que se finalizam na divulgação da lista dos 100 IT Leaders, dos finalistas e dos vencedores por segmento econômico de atuação das empresas:

1. O passo inicial é consolidar um questionário que aborde temas sob responsabilidade da área de TI, desde o dia a dia da operação, passando pelo alinhamento com as demais Unidades de Negócios de suas organizações, até a estratégia de incorporação das novas tecnologias e dos novos conceitos a que os executivos são apresentados a todo instante. O questionário utilizado nessa 17ª edição, composto de 90 perguntas, segmentadas em 9 categorias:

a) Geral - Coleta de dados do executivo e da empresa, incluindo faturamento e orçamento destinado à área de TI.
b) Perfil do CIO - Tempo de atuação, área de abrangência geográfica, fontes de informação e prioridade de atividades do CIO estão entre os itens coletados nessa categoria.
c) Gestão de TI - Questões relacionadas a características do ambiente de TI, relacionamento com as Áreas de Negócio e a Descrição de Projeto(s) Estratégico(s) Desenvolvido(s) em 2015 compõem essa categoria.
d) Projetos e práticas - Ações, estratégias e projetos relacionados à Inovação são o tema dessa categoria.
e) Prioridades e Estratégias para a Tecnologia e o Negócio - Road map, prioridades, preocupações, tipo de relacionamento com áreas de negócios e o cenário geral da inovação na sua empresa.
f) Gestão de Pessoas e Equipes - Coleta de informações sobre formação, contratação/retenção de profissionais.
g) Maturidade de Infraestrutura e Arquitetura - Maturidade de processo de Segurança, Contingência, Cloud (quando aplicável) e Prioridades na aquisição de produtos e soluções em 2016 e 2017.
h) IoT, Startups e SMAC (Redes Sociais, Mobilidade, Analytics e Cloud) - Como os novos conceitos e novas tecnologias estão sendo abordados pelos nossos gestores de TI
i) Transformação Digital e Experiência do consumidor - O progresso da empresa na direção da digitalização dos negócios e do entendimento do novo cliente

2. Para cada pergunta, cada questão, definimos pontuações individuais que, somadas, resultaram no total por categoria. Definimos, ainda, o peso que cada uma das sete categorias teria no cálculo da pontuação final.

3. Adicionalmente foram analisadas individualmente e posteriormente pontuadas as respostas apresentadas para as questões “Projetos executados ou em execução que o caracterizam como IT Leader”, “Produtos /soluções de TI adquiridos para atender projetos de Inovação” e “Projeto inovador que foi liderado por TI em 2015 /2016”.

4. As pontuações totais apuradas para cada respondente possibilitaram a formação do ranking geral da pesquisa, a nominação dos 100 primeiros colocados, assim como a relação dos três principais pontuadores nos 16 segmentos de atividades definidos para esta edição, que contempla também uma categoria em destaque denominada IT Leaders – Women in Tech.

5. A atividade final é a avaliação dos projetos estratégicos e inovadores que foram ou estão sendo conduzidos por esses gestores na busca de atender às demandas e necessidades do negócio de suas organizações, com base na apuração da equipe da COMPUTERWORLD e da CIO ao longo do ano.