Especial - IT LEADERS > IT Leaders 2016

Com foco no consumidor, Luis Phelipe Castro, da Coca-Cola, é IT Leader

CIO ganha o prêmio da categoria Alimentos e Bebidas pelo papel da TI no projeto inovador de venda direta de fábrica ao consumidor

17 de Novembro de 2016 - 23h45

Este ano, de olho nas vendas de Natal, a Coca-Cola Brasil fará a sua primeira experiência de venda direta ao consumidor com uma oferta ainda limitada aos chamados produtos premium, como garrafas personalizadas. A intenção é ampliar a iniciativa em 2017. “O maior problema é a logística. Estamos estudando diferentes parceiros para distribuição. Até mesmo a possibilidade de ter o Uber entregando Coca-Cola gelada para a sua festa”, explica o CIO Luis Phelipe Castro.

O projeto, que tem poder de mudar o modelo de negócio hoje focado na venda indireta, consumiu boa parte dos esforços de TI em 2016, ano no qual a Coca-Cola também precisou focar nos Jogos Olímpicos. “Não podia faltar produto. Portanto, o sistema de reposição de estoque tinha que ser preciso”, lembra Phelipe.

Também em 2016, no mês de agosto, entrou em operação a plataforma de e-procurement, que vai garantir a unificação da comunicação nos pontos de venda, a qualidade, o preço e o prazo de entrega dos materiais de merchandising e ativação. A campanha do Carnaval 2017 será a primeira a usar o novo sistema.

FINALISTAS

Augusto Antonio Carelli Filho
Pif Paf Alimentos
CIO

Projeto de maior destaque: Implantação do Sistema de monitoramento de entrega – o Caminhão conectado! Mais de 400 caminhões de entrega (53% do total de caminhões) geram dados transmitidos a cada dois minutos sobre rota, temperatura, abertura de portas, etc. Com base nessas informações de posicionamento e roteirização, o sistema informa ao cliente quando a próxima entrega será a dele, para que ele possa se programar para acondicionar os produtos adequadamente.

Visão de inovação corporativa: A empresa segue adequando processos e a arquitetura de seus sistemas para se transformar em uma  empresa totalmente digital em 2020.

José Henrique Cordeiro de Oliveira
Santa Amália
Gerente de TI

Projeto de maior destaque: Implantação do novo ERP, que revisou e integrou todo o processo comercial da Santa Amália ao novo sistema de forças de vendas e ao novo BI, exigiu a reformulação total da área de TI. 

Visão de inovação corporativa: Na linha de apoio estratégico ao negócio, ampliação do sistema de Big Data e de automação da força de vendas.