Negócios > Resultados Financeiros

Com leve alta na receita, Totvs destaca modelo de subscrição em 2017

Receita líquida cresceu 2% em relação a 2016. Subscrição superou 20% das vendas de software da companhia

08 de Fevereiro de 2018 - 10h22

A Totvs anunciou os resultados do quartro trimestre e os números consolidados de 2017. A receita líquida da companhia avançou 2%, somando R$ 2,2 bilhões, número muito próximo do registrado nos últimos dois anos: R$ 2,1 bi em 2016 e R$ 1,9 bi em 2015.

O destaque da companhia no ano foram as vendas no modelo de subscrição, com crescimento de 34,3% em relação a 2016, atingindo R$ 307,9 milhões.

O modelo de subscrição, lançado há dois anos, já superou 20% da receita de software da companhia e foi o responsável pelo crescimento orgânico de 6,2% da receita total de software. Durante o ano, foram adicionados mais de 6 mil novos clientes de subscrição, 53,5% a mais do que em 2016.

No ano, o EBITDA ajustado atingiu R$ 303,5 milhões, 15,4% abaixo de 2016, o que, segundo a empresa, reflete a etapa da transição para o modelo de subscrição e também a conjuntura econômica do período.

Gilsomar Maia, CFO da TOTVS, destaca que a transição para subscrição trouxe desafios associados à redução de receita com licenciamento e os seus reflexos na receita de manutenção, acentuados pela recessão econômica brasileira. "Em contrapartida, tivemos aceleração de vendas de subscrição. Quando olhamos o crescimento orgânico, podemos afirmar que o ano de 2017 marcou a retomada do crescimento da TOTVS", afirma.

Atuar por meio de soluções especializadas de negócios é outra estratégia da companhia para se manter competitiva no mercado. Ao todo são 11 segmentos de mercado atendidos. Entre eles, Manufatura e Varejo, que continuam a ter alta representatividade na companhia e, juntos, somaram 47% da receita total.

Laércio Cosentino, presidente da companhia, garante que em 2018, a emrpesa seguirá focada no sucesso dos clientes, com o propósito de simplificar o mundo dos negócios e apoiar cada um na sua jornada digital. "Para isso, investimos sempre em inovação, ofertando as melhores soluções de negócio para empresas de todos os portes e segmentos."