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Com chatbot, Natura tem mais de 30% de engajamento em pesquisa com gerentes

Novo sistema de avaliação da entrega da revista Espaço Natura para Gerentes de Desenvolvimento de Negócios traz também resultados mais personalizados

25 de Maio de 2018 - 10h33

A Natura, multinacional brasileira de cosméticos, adotou o chatbot da Zenvia para pesquisa NPS (Net Promoter Score) e o resultado foi surpreendente: mais de 30% das Gerentes de Desenvolvimento de Negócio, parte da força de vendas da Natura, responderam à pesquisa de satisfação sobre a entrega da revista Espaço Natura.

Nestor Felpi, diretor de Distribuição e Inovação Logística da Natura, destaca que o resultado foi bastante positivo, e permite uma avaliação mais personalizada sobre a satisfação desse público. "Buscamos sempre o melhor contato possível com nossos clientes, e por isso o chatbot da Zenvia se mostrou relevante para orientar resultados e mostrar que estamos no caminho certo, avaliados positivamente [com notas 4 e 5] por 90% das respondentes", diz.

A simplicidade e multicanalidade do chatbot também contribuíram bastante para o resultado. Isso porque a Natura utilizou dois canais para realizar a pesquisa (SMS e chat web): iniciou o contato ativamente por SMS, enviando o link para o chatbot. Ao clicar, as consultoras viam um chat na web com a identidade da empresa e as três perguntas de satisfação, o que contribuiu para tornar a avaliação mais ágil e eficiente.

Para Marcelo Fackri, executivo de Negócios da Zenvia, o que conta para uma maior aproximação com o cliente, interno ou externo, é a disposição para inovar, o que pode trazer resultados ainda melhores do que o esperado. "O futuro conversacional é uma realidade que não pode ser ignorada pelas marcas. Além de aproximar cliente e empresa de forma inteligente e simples, apresenta ganhos expressivos. No caso do bot para pesquisa de satisfação, a eficiência é 10 vezes maior do que métodos tradicionais, como o e-mail", destaca.