Infraestrutura > Pesquisas de Mercado, Servidores

Com 4º tri surpreendente, vendas de servidores fecham 2017 em alta

Receita no ano cresceu 10,4% a mais do que em 2016

09 de Março de 2018 - 14h23

O mercado global de servidores registrou crescimento de 10,4% em receita em 2017, comparado com o ano anterior. Os embarques, por sua vez, aumentaram 3,1%. O resultado consolidado do ano foi impulsionado pelos números do quartro trimestre, quando a receita do mercado cresceu 25,7% e as remessas 8,8%, segundo dados do Gartner.

Jeffrey Hewitt, VP de pesquisa da Gartner, explica que o crescimento de servidores foi impulsionado por economias relativamente fortes no último trimestre em todo o mundo. "Este foi um trimestre um pouco surpreendente porque a força foi exibida em uma variedade de embarques de servidores positivos e misturas de receita em quase todas as geografias", diz.

A América Latina, no entanto, foi a única região a exibir um declínio nos embarques (4,7% de queda) e na receita (2,9%) no quarto trimestre de 2017.

A Dell EMC encerrou o ano no primeiro lugar com 19,4% de participação no mercado, seguido de perto pela HPE com 19,3% do mercado. A Dell EMC experimentou um forte crescimento no trimestre com crescimento de 39,9%, enquanto a HPE cresceu apenas 5,5%. A IBM vem logo atrás com 14,1% de market share.

Mas o crescimento mais acentuado foi da Inspur Electronics, com avanço de 127,8% no quarto trimestre.

"Tanto as empresas como os da centers de hyperscale tiveram resultados positivos globalmente para o ano, já que os usuários finais procuram implementar mais soluções de negócios digitais", disse Hewitt. "As perspectivas para 2018 sugerem que um crescimento modesto continuará, com os usuários finais da empresa adotando uma abordagem híbrida contínua para as escolhas da nuvem pública e local com base em seus objetivos de aplicação dos servidores", prevê.