Gestão > Gestão de Projetos

Coletânea de guias BIM de gestão de todo o ciclo da construção já está disponível para download

Objetivo é disponibilizar informações que orientem a prática de planejar, projetar, sigla em contratar, fiscalizar e aceitar obras baseadas no método Building Information Modelling

01 de Dezembro de 2017 - 15h07

Com o objetivo de disponibilizar informações que orientem a prática de planejar, projetar, sigla em contratar, fiscalizar e aceitar obras públicas ou privadas em aplicações BIM (do inglês para Building Information Modelling), o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançaram a Coletânea Guias BIM ABDI – MDIC.

Ao todo são seis volumes de guias que estabelecem diretrizes para orientar no processo de projeto BIM. A ideia é tornar essa coletânea um ponto de referência para capacitação e qualificação técnica, além de contribuir para a redução de erros e melhoria da assertividade de editais, projetos, orçamentos e planejamento de obras públicas e privadas.

Para o secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do MDIC, Igor Calvet, o BIM contribuirá para a melhoria do ambiente de produtividade do país. “Aumentar a produtividade na construção civil significa capacitar melhor nossos profissionais e dar um ímpeto maior para o crescimento econômico, e o BIM, como plataforma tecnológica, vem ao encontro dessa estratégia maior. Além disso, o BIM tem uma importância singular de confiabilidade dos projetos, e sobretudo, para o público, no que diz respeito a transparência de projetos e redução dos custos de projetos das obras públicas”, observou.

O presidente da ABDI, Guto Ferreira, destaca a participação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial para apresentar soluções para os setores da indústria. “Iniciativas como essa têm o potencial de levar o Brasil para outro patamar. É possível um Brasil mais competitivo e com uma indústria mais pulsante do que é hoje”, reforçou.

Com a coordenação da Secretaria de Competitividade e Desenvolvimento Industrial (SDCI) do MDIC em parceria com a ABDI, a elaboração dos guias também contou com a participação de especialistas acadêmicos, gestores públicos e profissionais do setor privado.

A coletânea Guias BIM já está disponível para download. Acesse aqui.

O BIM é um modelo de gestão da informação utilizado principalmente na construção civil que abrange geometria, relações espaciais, informações geográficas, as quantidades e as propriedades construtivas de componentes. O modelo é utilizado para demonstrar todo o ciclo de vida da construção, incluindo os processos construtivos e fases de instalação, e para fornecer informações sobre qualidade e quantidades de materiais, segurança, custos, prazos de construção, eficiência energética e periodicidade de manutenções preventivas. Esse modelo tem se consolidado mundialmente como um novo paradigma no desenvolvimento de projetos e na gestão e manutenção de obras.