Especial - IT LEADERS > IT Leaders 2015

Cinema conectado é o destaque da vertical Serviços

Cristiano Hyppolito, do Cinemark, consegue reduzir custos melhorando a experiência dos consumidores

30 de Outubro de 2015 - 01h18

Faz algum tempo que ir ao cinema se transformou numa experiência sensorial. Justamente por isso, grande parte do trabalho de Cristiano Hyppolito reside em transformar uma sala de exibição em um lugar Inteligente, confortável e rentável. “Tínhamos muita tecnologia, mas eram coisas que não se comunicavam”, comenta o CIO do Cinermark, sobre o que serviu de ponto de partida para um projeto orientado à IoT.

A iniciativa começou com a adoção de projetores digitais, integrados com os sistemas de venda. “No momento em que vendo o ingresso, mando a informação para o projetor para que comece a passar o filme no horário programado.”

Depois foi a vez do ar condicionado. Dependendo da quantidade de ingressos vendidos para uma sessão, a temperatura da sala é ajustada automaticamente. “Isso gerou uma economia significativa”, comemora o CIO, sobre o consumo de energia. “O próximo passo é investir em interatividade a partir do celular”, sinaliza. “Outra questão é automatizar diferentes máquinas que fazem parte do ecossistema do cinema, criando uma rede de Internet das Coisas mais ampla”, acrescenta.

FINALISTAS DA CATEGORIA

Lisias Lauretti
Serasa Experian
CIO

Projeto de maior destaque para os negócios no momento: Adoção de uma metodologia bimodal para criação de uma nova linha de operação e fornecimento de inteligência de negócios através da captação de dados em novas fontes.

Visão de inovação corporativa: Levar nova proposta de valor aos clientes e parceiros; utilizar informações públicas, mobile, Cloud e Big Data para entender os rumos do negócio; e promover um processo de inovação sólido.

Fernando dos Santos Wanderley
Ancar Ivanhoe Shopping Centers
CIO

Projeto de maior destaque para os negócios no momento: Iniciativa de Big Data que concentra a informação em diversos pontos de contato (em especial no WiFi), e já atingiu quase 800 mil consumidores cadastrados. O projeto complementa o desenvolvimento de um novo modelo de site que trabalha com aprendizado de máquinas para identificar o comportamento do consumidor e gerar recomendações.

Visão de inovação corporativa: Avançar em projetos inovadores baseados em tecnologias aplicadas à vertical de varejo.