Gestão > Estratégia, Gestão de Equipe, Liderança

Cinco resoluções para tornar sua empresa mais produtiva

Em um mundo onde as novas gerações entendem mais de tecnologia do que o próprio departamento de TI, é hora do CIO abandonar velhos modelos

27 de Janeiro de 2016 - 08h15

O ano novo traz oportunidades para virar a página e abandonar velhos hábitos. Para muitos, isso significa ter mais tempo para cuidar de assuntos pessoas. Na área de TI especificamente, o momento mostra-se ideal para que o CIO abandone velhos modelos operacionais e invista em um relacionamento mais saudável com outras áreas da companhia.

Na prática, isso significa dar mais liberdade de escolha aos usuários no ambiente corporativo. Se ceder o controle pode ser algo assustador para a maior parte dos gestores de TI, por outro lado, isso tende a liberar a área para cuidar do que realmente importa: informação e conectividade.

Seguem cinco resoluções que podem facilitar o trabalho do CIO e de sua equipe e tornar os ambientes corporativos mais produtivos.

Resolução 1: Deixe os empregados usarem o computador que quiserem

Muitos empresários acreditam que a utilização do BYOD eleva os gastos da empresa e, na realidade, acontece exatamente ao contrário. Em vez de investir na compra e manutenção de computadores, é possível redirecionar estes recursos para adaptar a infraestrutura à nova realidade, reduzindo os custos e elevando os benefícios.

Resolução 2: Deixe os usuários usarem o smartphone que quiserem

Assim como com os computadores, estabeleça padrões de segurança e de acesso para os smartphones e forneça ferramentas de segurança de uso obrigatório. Transforme o uso dessas ferramentas em condição indispensável para permitir que os dispositivos pessoais se conectem às redes e tenham acesso aos dados da empresa.

Resolução 3: Migre para aplicativos na nuvem

Sempre que possível, explore esse tipo de solução, que oferece economias de escala e benefícios significativos, como manutenção e atualizações de capacidade e desempenho mais simples e rápidas.

Alguma aplicações são perfeitas para processamento em nuvem: CRM, Business Analytics, Portais de Marketing e E-Commerce, aplicações com uso intensivo de computação (processamento de media, modelagem), gestão de conteúdos (armazenamento, colaboração e distribuição), etc.

Resolução 4: Trace estratégias para o uso de VDI

Qualquer um que tenha um tablet e um smartphone sabe o que o futuro aguarda: aplicativos e ambientes que podem existir em lugares separados, mas que funcionem como uma experiência única.

Ser capaz de rodar aplicativos diferentes é apenas o começo. O mesmo princípio se aplica para separar aplicativos corporativos de aplicativos pessoais, dados corporativos de dados pessoais, dados criptografados de dados sem criptografia, e assim por diante.

Resolução 5: Adote plataformas colaborativas

Com as pessoas trabalhando em diversos lugares – em um escritório, em casa, na rua ou em qualquer lugar – as informações que elas compartilham e trocam precisam ser facilmente acessíveis. O e-mail demora para fazer a informação passar de uma pessoa para a outra, então não é o melhor tipo de colaboração.

A implementação de uma plataforma colaborativa não vai só ajudar a melhorar a produtividade e o estilo de trabalho como também vai ajudar a distribuir melhor as tarefas.