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Cinco estratégias para adequar seu data center ao mundo digital

Gartner enfatiza que abordagem usada tradicionalmente nos centros de processamento não dará conta das demandas futuras

18 de Março de 2016 - 11h46

Nas últimas décadas, os data centers foram itens básicos do ecossistema de TI. Apesar das mudanças na tecnologia de energia e refrigeração, e das transformações na concepção e construção dessas estruturas, sua função básica e seus requisitos fundamentais, de modo geral, têm permanecido constantes.

"Eles estão centrados em altos níveis de disponibilidade e redundância, processos fortes e bem documentados para gerir a mudança, gestão tradicional do fornecedor e estruturas organizacionais segmentadas”, destaca Rakesh Kumar, vice-presidente do Gartner, para contrapor: “Esta abordagem, no entanto, já não é adequada para o mundo digital”.

O especialista da consultoria listou cinco recomendações para que as organizações desenvolvam uma estratégia de data center mais adequada e moderna para suportar a evolução rumo ao digital.

1. Faça o data center funcionar como uma fábrica e um laboratório

Em 2020, mais de sete bilhões de pessoas, além de cerca de 35 bilhões de dispositivos, estarão conectados à Internet. Isso resultará em um significativo aumento na velocidade e no volume de dados tratados pelos data centers, que precisarão se comportar como fábricas teóricas, com linhas de produção que podem ser ampliadas para lidar com volumes de trabalho cada vez maiores.

Segundo o Gartner, também se espera que eles possam conectar um grande volume de dados a aplicativos e permitir melhores análises em tempo real. “Portanto, certas partes do data center precisam se comportar como um laboratório, analisando com um método forense o vasto oceano de dados, a fim de fornecer perspectivas e ações para o negócio”, afirma.

2. Administre a pressão para que o data center se torne ágil e inovador

Na visão da consultoria, o rompimento causado pelos negócios digitais é fluido e contínuo, com potencial para uma inovação massiva que guiará mudanças significativas na entrega de serviços de TI.

Dessa maneira, para lidarem com as rápidas mudanças, tornando-se ágeis e, ao mesmo tempo, mantendo a integridade e segurança dos sistemas existentes orientados a processos, muitas companhias começaram a funcionar em dois modos ou velocidades de TI.

“Como motor central dos serviços de TI, o data center precisa ser mais ágil e responsivo do que nunca, e operar de forma bimodal. Se não adaptarem sua mentalidade e a abordagem de estabilidade contínua para mudanças e inovações gerenciadas, os gestores terão cada vez mais dificuldade em provar seu valor”, afirma.

3. Gerencie os diferentes tipos de riscos

Os negócios digitais não terão apenas um grande número de dispositivos conectados, mas também como ponto principal dessas conexões os centros de dados, cujo foco está tradicionalmente na gestão de riscos, normalmente associada ao tempo de inatividade, disponibilidade do sistema e falhas de aplicativos.

As estratégias adequadas para o mundo digital devem ter o foco principal em uma ampla abordagem da gestão de riscos. Outro ponto importante para muitas transações de negócios digitais é que nenhuma entidade individual possuirá os níveis necessários de disponibilidade e desempenho para a transação completa do início ao fim. Isso criará um novo conjunto de desafios para a garantia do serviço.

4. Torne o data center parte de uma topologia híbrida mais ampla

Tradicionalmente, os investimentos em tecnologia vêm dos departamentos de TI, com data centers responsáveis pela entrega dos serviços. Isso está mudando rapidamente. Porém, atualmente, 38% do total de gastos com TI está fora das mãos dos CIOs, com uma quantidade desproporcional em projetos digitais; em 2017, serão mais de 50%.

A expectativa é que unidades de negócios gastarão com provedores de serviços terceirizados e em cloud caso sintam que seu ambiente de processamento esteja demasiado lento nas respostas ou muito fechado para novas tecnologias.

Como resultado, os gerentes de operações e de infraestrutura deverão garantir que seus DCs internos sejam capazes de se conectar com uma topologia híbrida mais ampla.

5. Abrace novas tecnologias de um modo diferente

O mundo digital está trazendo uma série de novas tecnologias que precisam ser gerenciadas de maneiras diferentes no data center. Em destaque estão os dispositivos móveis, como smartphones e tablets, que precisam de controle operacional, como configurações de software, ambientes operacionais padronizados e correções de segurança. Ao mesmo tempo, haverá mudanças em servidores, armazenamento e equipamentos de rede, forçando os gerentes a repensarem suas estratégias de aquisição, gestão e suporte.

“Outra mudança necessária será no relacionamento com os fornecedores. O mundo digital está remodelando o panorama do fornecedor, e as tecnologias e fornecedores que tradicionalmente têm sido fundamentais para serviços estão passando por mudanças, ou seja, gerentes de infraestrutura e operações precisarão reformular sua estratégia para a prestação de serviços de TI”, constata o Gartner.