Tecnologia > Internet das Coisas, Sistemas Operacionais, Smartphones

Chrome para Android consegue conversar com dispositivos inteligentes

Versão 49 permite que smartphones com o sistema operacional detectem outros aparelhos inteligentes por meio de conexão Bluetooth

11 de Fevereiro de 2016 - 19h06

O Google liberou a última versão do Chrome para Android que permite que smartphones com o sistema operacional detectem outros aparelhos inteligentes por meio de conexão Bluetooth. Por enquanto, trata-se de uma versão beta para o navegador, informou a companhia por meio de seu blog.

A atualização já havia sido disponibilizada para usuários de iPhone há seis meses e chega só agora para Android.

O Google dá exemplos de iniciativas que usam a “Internet Física”, caso do time de basquete Golden State Warriors que usa o recurso para entregar vídeos aos celulares de fãs quando eles entram na arena. Além de uma escola que usa beacons para circular notas de professores, atualizações e outras informações.

A companhia também lembra que 1.500 beacons foram usados na feira internacional de tecnologia CES 2016, em Las Vegas. Eles foram usados para compartilhar informações sobre apresentações próximas dos usuários.

Por que isso importa

O futuro da Internet se reserva a dispositivos conectados e inteligentes. O Google e outras companhias querem construir uma conectividade maior e mais profunda com tudo ao seu redor, desde televisores a parquímetros que conversarão com seu telefone.

A vantagem do Google nesse mercado é que a companhia pode desenvolver plataformas cruzadas desde que elas comuniquem com o Chrome no Android e iOS.

Com a próxima conferência anual I/O para desenvolvedores Android marcada para o final de maio, espere ouvir muito sobre a “Internet Física”, realidade virtual e outros dispositivos inteligentes.

Você já pode atualizar o seu navegador para a versão beta 49 do Chrome na Play Store.