Carreira > Robótica, Vai e Vem

Chefe da divisão de robótica deixa o Google e ruma para a Toyota

James Kuffner pertenceu à equipe que iniciou o trabalho com o carro autônomo da gigante das buscas

06 de Janeiro de 2016 - 16h18

A Toyota contratou James Kuffner, o chefe da divisão de robótica da Google, para o seu centro de pesquisa no Silicon Valley, onde pretende investir um bilhão de dólares nos próximos meses.

A saída de Kuffner é um duro golpe para o Google, já que eles estava diretamente envolvido em uma série de projetos de robótica, incluindo o projeto do carro autônomo, com lançamento previsto para 2017.

“Está cada vez mais claro que na próxima fase da aprendizagem de máquina, o acesso a grandes quantidades de dados será muito importante para a descoberta e a correção de erros de execução e a construção de um sistema robusto. Acho que a Toyota está muito bem posicionada para fazer isso, com os seus recursos e dados “, garantiu Kuffner durante a CES 2016, em Las Vegas.

Kuffner junta-se a Gill Pratt, ex-chefe do Robotics Challenge da Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA) e um dos mais proeminentes pesquisadores do Toyota Research Institute (TRI) na área da inteligência artificial.

O TRI já está funcionando em Palo Alto e na costa Leste, em Cambridge. Os locais foram escolhidos por sua proximidade com a Universidade de Stanford e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts.