Tecnologias Emergentes > APPs, I.A., Smartphones

Chatbots atingem a maioridade e dominam smartphones e tablets

Assistentes virtuais como a Siri, da Apple, e o Cortana, da Microsoft, já se tornaram item obrigatório em dispositivos móveis

30 de Dezembro de 2016 - 11h46

Assistentes virtuais como a Siri, da Apple, e o Cortana, da Microsoft, já se tornaram quase que um item obrigatório em smartphones e tablets. Mas eles não são os únicos “robôs” que “povoam” os dispositivos móveis e computadores. Aplicativos de troca de mensagens, como o Facebook Messenger, também incluem milhares de chatbots, robôs virtuais que utilizam recursos da inteligência artificial para interagem com os usuários por meio de conversas.

Em 2016, assistimos a uma autêntica corrida da indústria de tecnologia para desenvolver chatbots, que podem ser utilizados tanto em tarefas mais rotineiras quanto como ferramenta de apoio ao negócio. A IBM, por exemplo, tem investido em utilizar a tecnologia do supercomputador Watson em chatbots. O ShopFácil, marketplace brasileiro, lançou neste ano o primeiro chatbot do varejo que interage com o cliente a partir da plataforma. E várias outras empresas tem seguido o mesmo caminho.

As novas possibilidades abertas por esses robôs são inúmeras. Não é por outra razão que o CEO da Microsoft, Satya Nadella, disse em uma conferência neste ano que “os bots serão os novos apps”. A conferir.

Chatbots: Um mundo de possibilidades para empresas e consumidores

Cortana e bots estarão no centro da computação, prevê Microsoft

Apple abre Siri para desenvolvedores de aplicativos

IBM integra capacidades cognitivas do Watson nos apps MobileFirst para iOS

Por que a Microsoft pagou US$ 26 bilhões pelo LinkedIn? Cortana!

Windows 10 IoT vai levar Cortana para robôs e aparelhos inteligentes

Chatbots são como filhos, estão sempre aprendendo

Cortana e bots estarão no centro da computação, prevê Microsoft

Bots e APIs: O mundo é pequeno demais para os dois?

Microsoft libera Cortana em português para todos usuários do Windows 10