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Capgemini cria centro de excelência para produtos de consumo e varejo no Brasil

Objetivo é ampliar as competências do grupo nessa vertical e reproduzir as melhores práticas locais e globais

11 de Janeiro de 2017 - 18h34

A Capgemini, empresa de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, acaba de criar um centro de excelência no Brasil para dar apoio a estratégia de crescimento da empresa no segmento de produtos de consumo e varejo. O objetivo é ampliar as competências do grupo nessa vertical e reproduzir as melhores práticas locais e globais.

A Capgemini Brasil tem mais de 500 profissionais alocados na divisão de consumo e varejo, enquanto o grupo tem mais de 12,5 mil em 25 países. Atualmente, 29 dos 30 maiores varejistas do mundo são clientes da companhia.

O centro de excelência terá duas unidades localizadas nas capitais São Paulo e Porto Alegre, que responderão pelo atendimento aos clientes de todo o Brasil, além de atuar de forma integrada com os demais centros espalhados pelo mundo.

O novo centro de excelência terá como foco atender os maiores desafios desse setor, nas áreas de aplicações e infraestrutura de TI, tais como omnichannel/digital customer experience (experiência digital do consumidor ), consumer driven supply chain (cadeia de suprimentos orientada pelo consumo), loyalty (ações de fidelidade), smart digital store (loja virtual inteligente) e analytics.

Para apoiar a estratégia de negócios da Capgemini Brasil de ampliar sua base de clientes de produtos de consumo e varejo e adicionar informações atualizadas sobre o setor ao novo centro de excelência, a empresa realizou a Pesquisa de Maturidade Digital 2016, que auxilia no melhor entendimento da transformação digital nesse setor. De acordo com a pesquisa, apenas 40% dos entrevistados extraem todo o potencial do analytics para personalizar a comunicação com seus clientes. A conclusão é que há ainda muito espaço de melhoria para extrair todo o valor dos investimentos realizados em analytics, especialmente como forma de melhorar os patamares de personalização e a experiência do consumidor de forma geral.