Tecnologia > Serviços

Capgemini adquire finlandesa Idean para reforçar portfólio digital

Empresa diz que compra ampliará a oferta de serviços de consultoria de design e estratégia digital, especialmente na América do Norte

24 de Março de 2017 - 19h20

A Capgemini, fornecedora de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, anunciou a aquisição da Idean, consultoria finlandesa de design e estratégia digital, sediada em Palo Alto, na Califórnia, e com escritórios em Austin, Berlim, Helsínque, Los Angeles, Nova Iorque e São Francisco. Os termos financeiros do negócio não foram revelados.

Em comunicado, a Capgemini diz que a aquisição reforçará os serviços de estratégia e design do grupo, centrados no usuário e na experiência “digital-first”, especialmente na América do Norte, ampliando sua rede de estúdios digitais. “Assim, a companhia atenderá a crescente demanda de seus clientes por serviços digitais de ponta a ponta”, diz a nota.

"As demandas dos clientes estão mudando. Provedores de serviços capazes de oferecer design digital, criatividade e agilidade para redefinir a experiência do consumidor estão construindo um diálogo estratégico com as empresas, gerando resultados diferenciados e ganhando participação de mercado como verdadeiros parceiros digitais. A aquisição da Idean é parte do plano de crescimento do Grupo, focado em inovação e tecnologia digital, particularmente na América do Norte", comentou Paul Hermelin, CEO da Capgemini. "O estilo de design escandinavo da Idean e a mentalidade do Vale do Silício são perfeitos para aprimorar as ofertas de experiência dos consumidores digitais da Capgemini".

Fundada em Helsínque, na Finlândia, em 1999, a Idean se dedica principalmente à experiência digital do usuário, experiência do consumidor e à estratégia digital. Nos últimos 18 anos, sua equipe — composta por mais de 150 estrategistas digitais, designers de experiência e desenvolvedores de front-end — tem trabalhado para uma ampla gama de clientes dos Estados Unidos e da Europa, incluindo startups disruptivas sediadas na área da baía de São Francisco e conduzidas por líderes globais de tecnologia, além de marcas proeminentes dos setores automotivo, eletrônicos de consumo e outras organizações que estão se reinventando na era digital. Em seu portfólio estão a 23andMe, Airbus, Cole Haan, Ericsson, IBM, Intel e Kesko, além da LG, Mercedes-Benz, Sony, Volkswagen.

A Idean atua por meio de três grandes frentes: vislumbrar oportunidades estratégicas, projetar e construir experiências digitais e mudar culturas —desenvolvendo competências em novas formas de trabalhar e pensar o design.
 
"Formamos a Idean para ajudar as organizações a identificar novas oportunidades estratégicas e criar experiências de design digital baseadas em uma compreensão profunda do usuário", explicou Risto Lahdesmaki, CEO e fundador da companhia, que se juntará ao time da Capgemini.