Tecnologia > I.A.

Caixa vai oferecer serviços bancários por meio do Google Assistente

Banco inicia testes para lançamento de assistente de voz, para dispositivos Android e iOS

05 de Julho de 2018 - 16h41

A Caixa anunciou nesta quinta-feira (5/7) o início dos testes para oferecer a clientes um assistente pessoal por voz do mercado bancário, desenvolvido pelo banco em parceria com o Google.

A versão inicial, disponível no dispositivo Google Assistente para os celulares Android e iOS, traz serviços como resultados de todas as modalidades das Loterias, sempre com informações do sorteio mais recente, além da busca por sorteios anteriores.

Ainda, serão oferecidas também outras informações públicas, como o calendário de pagamentos do PIS e taxas de câmbio, por exemplo. O objetivo, segundo a Caixa, é que, após as fases de testes, os clientes possam usufruir de serviços mais exclusivos no assistente de voz, como solicitação de fatura para pagamento do cartão de crédito, confirmação de saldo e até a realização de pagamentos.

José Eirado, O vice-presidente de Tecnologia da Caixa, explica que o projeto integra os tradicionais serviços do banco a novos modelos de negócio. "Tudo isso em concordância com o que o mercado vem fazendo, permitindo que a CAIXA se posicione no mercado como instituição moderna e inovadora", destaca.

Como funciona

A inicialização do serviço começa com a frase "Ok Google". Após essa inicialização, os usuários podem chamar a Caixa pela frase: "falar com assistente Caixa". A partir daí, as perguntas podem ser realizadas em linguagem natural e serão progressivamente aprimoradas pela inteligência cognitiva da plataforma.

>Siga a Computerworld Brasil também no Twitter Facebook