Tecnologia > Analytics, BI, Pesquisas de Mercado

Business Intelligence e Analytics movimentarão US$ 16,9 bilhões em 2016

Consultoria projeta crescimento do mercado puxado pela adoção de ferramentas mais modernas para análise de dados

19 de Fevereiro de 2016 - 15h53

O Gartner estima que o mercado mundial de soluções de Business Intelligence e Analytics atingirá US$ 16,9 bilhões em 2016, um aumento de 5,2% em relação a 2015. Na avaliação da consultoria, esse segmento está na fase final da transição de ferramentas baseada em relatórios para uma abordagem de autoatendimento, liderados pelos negócios.

A empresa identifica que plataformas modernas surgiram para atender novos requisitos organizacionais de acessibilidade, agilidade e uma visão analítica mais profunda e estão transformando a utilização de recursos de dados para geração de informações.

Ian Bertram, vice-presidente do Gartner, observa que o mercado chega, agora, em um momento de inflexão. “As organizações devem fazer a transição para plataformas de BI modernas, ágeis, rápidas e fáceis de usar para criar valor aos negócios com percepções de diferentes fontes de dados", afirma.

Conforme os dados se tornam mais estratégicos para a maioria das empresas, os fluxos de análise passam por período de democratização nas organizações.

“A diferença mais significativa entre a plataforma moderna de BI e Analytics comparada a um relatório de TI centralizado tradicional é a quantidade de modelagem inicial exigida, além das habilidades necessárias para construir um conteúdo analítico”, comenta.

O Gartner afirma que, para obter o benefício integral das plataformas modernas, os líderes organizacionais devem repensar a maioria dos aspectos de suas atuais implementações para incluir cargos e responsabilidades, modelos organizacionais, processos de governança e liderança.