API da semana

Por felipe.dreher
Sobre esse blog:

As APIs são a "cola" da Internet.
Entusiasta por tecnologia e geek convicto, Kleber Bacili é CEO da Sensedia

Home > API da semana

Logitech Harmony e a casa conectada através de APIs

04 de Fevereiro de 2015 - 10h28

A Logitech tem uma linha de produtos chamada Harmony que se popularizou com o controle remoto universal, capaz de comandar sua TV, home theater, console de videogame, projetor e uma infinidade de dispositivos.

dispositivos Logitech

A empresa anunciou recentemente o lançamento de uma nova linha de produtos, não somente para conectar os dispositivos da sua sala de TV e sim para controlar sua casa de forma muito mais ampla. A Harmony Living Home enquadra-se no conceito de IoT (Internet das Coisas) dentro da categoria de Connected-Home.

Além dos controles já citados, essa nova linha é capaz de controlar a iluminação, a climatização, a fechadura entre muitos outros dispositivos conectados.

Para uma rápida demonstração dessa linha, veja esse vídeo no YouTube.

Clicar em um botão “Movie Time” e ter a iluminação configurada, o som ajustado, as persianas fechadas e a TV plugada no Netflix, impressionaria até seus amigos mais geeks e exigentes.

Sob uma ótica leiga, a nova linha parece ser liderada fundamentalmente por um novo produto, chamado Harmony Home Hub. Entretanto, é a estratégia focada em parcerias com desenvolvedores de dispositivos inteligentes combinada com sua nova API aberta que tenta posicionar a Harmony como uma plataforma de entretenimento.

Repare inclusive que eles já lançaram uma identidade visual para esse posicionamento como plataforma: “Control with Harmony”:

Icone da API da Logitech

Já no lançamento, fazem parte desse ecossistema empresas como Philips (com sua lâmpada inteligente Hue), a Nest (com sua linha de termostatos, recentemente adquirida pela Google), a Sonos (líder em música de alta-fidelidade para residências) e a August (startup de fechaduras inteligentes) – além, é claro, da LG, Samsung e Apple.

A API da Logitech Harmony pode ser acessada no site MyHarmony.com 

Posts anteriores

Todos os Blogs