API da semana

Por felipe.dreher
Sobre esse blog:

As APIs são a "cola" da Internet.
Entusiasta por tecnologia e geek convicto, Kleber Bacili é CEO da Sensedia

Home > API da semana

Blog completa aniversário e as APIs estão por toda parte

06 de Outubro de 2014 - 10h54

Era maio de 2013. Em um almoço descontraído com a Cristina De Luca eu explicava os projetos super inovadores com exposição de APIs dos clientes da Sensedia, e conectava as APIs aos assuntos de mobilidade, cloud computing, internet das coisas e arquitetura orientada a serviços.

Durante um certo tempo trocamos materiais e novidades sobre o poder das APIs e seu desdobramento nas estratégias das empresas e também seus reflexos na vida cotidiana das pessoas. Após um certo tempo, veio o convite para que eu capitaneasse uma coluna na Computer World sobre APIs.

Aceitei o desafio e, há exatamente um ano, eu publicava aqui o primeiro post. Durante esse último o ano, as APIs deixaram de ser um tema estritamente técnico para assumir posição de destaque nas discussões sobre canais, estratégias digitais e open innovation. 

Aqui nesse espaço abordei exemplos práticos de empresas como Tesla, Snapchat, Fitbit, Nike, Marvel, Extra.com.br, Microsoft, Transparência Brasil e até da Copa do Mundo. Pude também ampliar as discussões a temas com os quais as APIs estão diretamente conectadas como:

• Segurança: Open APIs podem trazer vulnerabilidades e vimos que o design correto dos mecanismos se segurança são muito importantes.

• Internet das Coisas: Este é, segundo o Gartner, o assunto mais Hype do momento. As “coisas”, quando conectadas, têm um potencial incrível e estamos apenas no início dessa jornada.

• Wearables: De simples desejos natalinos a personal trainers, os dados sobre nós mesmos, chamdos Quantified Self, têm muito terreno para se desenvolver.

• Mobilidade: Apps, Apps e mais Apps, todos conectados aos back-ends através de APIs.

• Modelos de negócio: A Amazon criando alternativas de monetização que liga o mundo digital ao físico.

• Branding: Destaque para a consolidação de marca como a API da Marvel, genial

• Hackathons: Inovação radical, disruptiva e aberta, e, também, um processo seletivo super ágil. Destaque aqui para a Transparência Brasil e os mais de 80 Apps criados em questão de dias que podem nos ajudam a votar de forma mais consciente.

E esse é a apenas o começo da história.

Posts anteriores

Todos os Blogs